Aula sobre Pampas Ou Campos Sulinos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os Pampas ou Campos Sulinos são biomas que se estendem por uma vasta área da América do Sul, incluindo o Brasil, Uruguai e Argentina. Esses biomas são caracterizados por uma vegetação rasteira, gramíneas e pequenos arbustos, além de uma rica biodiversidade, com espécies animais e vegetais únicas. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de perguntas e respostas sobre os Pampas ou Campos Sulinos, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Com essa atividade, eles poderão desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese, além de aprender sobre a importância dos biomas para o equilíbrio ecológico e a preservação da biodiversidade.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema dos Pampas ou Campos Sulinos, contextualizando o assunto e destacando a importância da preservação desses biomas. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e os objetivos da aula.Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa e elaboração das perguntas e respostas
Cada grupo deverá pesquisar sobre os Pampas ou Campos Sulinos e elaborar 8 perguntas e 8 respostas sobre o tema. As perguntas devem ser desafiadoras e abordar diferentes aspectos dos biomas, como a biodiversidade, a geografia, a história e a cultura.Etapa 4 - Criação do jogo
Com as perguntas e respostas prontas, os grupos deverão criar um jogo com as cartas. O jogo deve ser criativo e envolvente, com regras claras e objetivas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e as estratégias. Os outros grupos deverão jogar e avaliar o jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos farão uma discussão sobre o que aprenderam sobre os Pampas ou Campos Sulinos e a importância da preservação desses biomas.Etapa 7 - Discussão final
Ao final do jogo, o professor irá conduzir uma discussão sobre as características dos Pampas ou Campos Sulinos a partir do que foi aprendido com o jogo, destacando a sua importância para o meio ambiente e para a sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Promover a aprendizagem significativa sobre os Pampas ou Campos Sulinos.
- Reforçar a importância da preservação dos biomas e da biodiversidade.
- Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos provocados por mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e elaboração das perguntas e respostas.
- Qualidade do jogo criado.
- Contribuição na apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
- Habilidade de avaliar os impactos provocados por mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Orientar os alunos na pesquisa e elaboração das perguntas e respostas.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar a qualidade do jogo criado e a participação dos alunos.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre a importância da preservação dos biomas.
Ações do aluno
- Participar da pesquisa e elaboração das perguntas e respostas.
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Refletir sobre a importância da preservação dos biomas.