Aula sobre Pampas Ou Campos Sulinos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os Pampas ou Campos Sulinos são uma das principais formações vegetais do Brasil, ocupando uma área de cerca de 176 mil km², que se estende pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. É uma região que abriga uma grande variedade de espécies de animais e plantas, além de ser fundamental para a economia do país, pois é uma das principais áreas de produção de grãos e pecuária. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de avaliar os impactos provocados por mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema, a partir da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e suas principais características. Pode-se utilizar imagens e vídeos para ilustrar a região dos Pampas ou Campos Sulinos e seus ecossistemas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    O professor divide a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Após a divisão, explique as funções de cada grupo e distribua o material necessário para a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Os grupos defensor e opositor devem pesquisar sobre o uso do solo para a produção agropecuária e suas consequências, como a desertificação da região, e preparar seus argumentos. Eles podem utilizar livros, sites, vídeos e outras fontes de informação para embasar seus pontos de vista. A banca julgadora e o grupo de observadores também devem se preparar.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos e respondem às perguntas da banca julgadora e do grupo de observadores. O professor deve mediar o debate, garantindo que todos os grupos tenham oportunidade de se expressar e de questionar os argumentos dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora se reúne para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual foi o mais convincente. O professor pode fornecer critérios para a avaliação, como clareza, coerência, embasamento em fontes confiáveis, entre outros.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    O professor prepara uma lista refletindo sobre os principais pontos levantados no debate e, em conjunto com os alunos, elaboram um relatório final do que foi debatido.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade destacando a importância da preservação do bioma Pampas para a preservação da fauna, flora e produtividade agrícola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos provocados por mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e o pensamento crítico.
  • Estimular a pesquisa e o uso de fontes confiáveis.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coesão dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Embasamento em fontes confiáveis.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora e do grupo de observadores.
  • Cooperação e participação ativa dos alunos nos grupos.
  • Reflexão sobre o debate e os argumentos apresentados.

Ações do professor

  • Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham oportunidade de se expressar.
  • Fornecer orientações claras sobre as funções de cada grupo e sobre o objetivo da atividade.
  • Estimular a pesquisa e o uso de fontes confiáveis.
  • Fornecer critérios para a avaliação dos grupos e orientações para a reflexão final.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora e do grupo de observadores.
  • Cooperar com os outros membros do grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Refletir sobre o debate e os argumentos apresentados.
  • Utilizar fontes confiáveis para embasar seus argumentos.