Aula sobre Pampas Ou Campos Sulinos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os Pampas ou Campos Sulinos são um bioma presente na região sul do Brasil, Uruguai e Argentina. É uma região de grande importância econômica, pois é utilizada para a criação de gado e produção de grãos. Porém, essa atividade econômica pode gerar impactos negativos para o meio ambiente, como a degradação do solo e a perda de biodiversidade. Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos para aprender sobre os impactos ambientais na região dos Pampas ou Campos Sulinos e como eles podem afetar a fauna e a flora local.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema enaltecendo a importância do bioma para a região Sul. Após, explique a metodologia da rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em três grupos; cada grupo irá para uma estação diferente.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Impactos da atividade econômica

    Os alunos irão aprender sobre os impactos negativos da atividade econômica na região dos Pampas ou Campos Sulinos, como a monocultura de grãos e a criação intensiva de gado. Eles irão discutir como essas atividades podem afetar o meio ambiente, a fauna e a flora local.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Espécies ameaçadas de extinção

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as espécies ameaçadas de extinção na região dos Pampas ou Campos Sulinos. Eles irão discutir as causas da ameaça de extinção dessas espécies e como elas podem ser protegidas.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Conservação do meio ambiente

    Os alunos irão aprender sobre as medidas de conservação do meio ambiente na região dos Pampas ou Campos Sulinos. Eles irão discutir como a conservação do meio ambiente pode ser conciliada com a atividade econômica na região.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos deverão apresentar suas atividades para a turma, compartilhando as informações e aprendizados adquiridos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá reunir os alunos e fazer uma conclusão sobre o tema, destacando a importância da conservação do meio ambiente na região dos Pampas ou Campos Sulinos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Capacidade de argumentação e debate dos alunos.
  • Criatividade e cooperação dos alunos.
  • Compreensão dos impactos negativos da atividade econômica na região dos Pampas ou Campos Sulinos e das medidas de conservação do meio ambiente.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da rotação por estações.
  • Orientar os alunos em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do conhecimento.
  • Debater e argumentar sobre o tema.
  • Cooperação entre os membros do grupo.
  • Criatividade na elaboração de soluções para os problemas ambientais.