Aula sobre Pampas Ou Campos Sulinos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os Pampas ou Campos Sulinos são um bioma presente principalmente no sul do Brasil, Uruguai e Argentina. É caracterizado por áreas de campos com vegetação rasteira e clima subtropical. Nessa aula os alunos serão convidados a criar um mapa conceitual que explore as características e os impactos desse bioma na fauna, flora e sociedade. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o bioma dos Pampas ou Campos Sulinos, mostrando imagens e vídeos que demonstrem as características e a importância desse ecossistema. Os alunos serão convidados a fazer perguntas e a expressar suas curiosidades.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos assistirão a um vídeo ou lerão um texto sobre o tema, que será disponibilizado previamente pelo professor. Eles deverão identificar e destacar as informações mais importantes sobre esse bioma.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Em seguida os grupos deverão criar um mapa conceitual a partir das principais ideias extraídas do vídeo ou do texto, que deve ser feito em uma folha de papel sulfite e com canetas coloridas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar e explicar seu mapa conceitual para a turma, e o professor pode estimular a participação dos alunos com perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão sobre a importância dos Pampas ou Campos Sulinos e dos impactos causados pela ação humana nesse ecossistema. Os alunos serão convidados a expressar suas opiniões e a compartilhar o que aprenderam durante a aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para finalizar a aula, o professor fará uma conclusão abordando a importância da preservação do bioma dos Pampas ou Campos Sulinos para a região e para o país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação de mapas conceituais.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da ideia central e das sub-ideias relacionadas ao tema.
  • Desenvolvimento coerente e aprofundado das sub-ideias escolhidas.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a importância dos Pampas ou Campos Sulinos e dos impactos causados pela ação humana nesse ecossistema.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio, como livros, artigos ou sites, para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a participação dos alunos com perguntas e comentários durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Orientar os grupos na discussão das sub-ideias e no desenvolvimento dos mapas conceituais.
  • Fazer uma reflexão crítica sobre a importância dos Pampas ou Campos Sulinos e dos impactos causados pela ação humana nesse ecossistema.
  • Avaliar os mapas conceituais dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente a ideia central e as sub-ideias relacionadas ao tema.
  • Desenvolver de forma coerente e aprofundada as sub-ideias escolhidas.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o mapa conceitual.
  • Participar ativa e colaborativamente em grupo.
  • Refletir criticamente sobre a importância dos Pampas ou Campos Sulinos e dos impactos causados pela ação humana nesse ecossistema.