Aula sobre Pan Africanismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Pan-africanismo é um movimento político e cultural que surgiu no início do século XX, com o objetivo de unir os povos africanos e afrodescendentes em todo o mundo. O movimento defende a valorização da cultura africana, a luta contra o racismo e a discriminação, além da busca pela independência e soberania dos países africanos. O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de identificação e contextualização do protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. Para isso, os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de Pan-africanismo e sua importância histórica. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre líderes pan-africanistas, como Marcus Garvey, W.E.B. Du Bois e Kwame Nkrumah, e apresentarão suas descobertas para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa mental sobre o Pan-africanismo, destacando suas principais características, líderes e eventos históricos relacionados ao movimento.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo escolherá um líder pan-africanista para aprofundar seus estudos e apresentar para a turma. Eles deverão criar um infográfico sobre a vida e obra do líder escolhido.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos, individualmente, criarão um cartaz sobre o Pan-africanismo, utilizando as informações coletadas nas etapas anteriores. Eles deverão utilizar imagens, textos e cores para transmitir a mensagem do movimento.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos apresentarão seus cartazes para a turma e farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade. Promova um debate sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra o racismo e a discriminação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra o racismo e a discriminação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Qualidade do infográfico sobre o líder pan-africanista escolhido;
  • Criatividade e qualidade do cartaz sobre o Pan-africanismo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Pan-africanismo e sua importância histórica;
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre líderes pan-africanistas;
  • Promover o debate sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra o racismo e a discriminação.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa em grupo sobre líderes pan-africanistas;
  • Criar mapa mental sobre o Pan-africanismo;
  • Escolher um líder pan-africanista para aprofundar seus estudos e criar um infográfico sobre sua vida e obra.