Aula sobre Pan Africanismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Pan-africanismo é um movimento político e cultural que surgiu no início do século XX, com o objetivo de unir os povos africanos e afrodescendentes em todo o mundo. Ele defende a ideia de que a África é a terra natal de todos os africanos, independentemente de onde eles vivam, e que a diáspora africana deve ser reconectada com suas raízes culturais e históricas. O Pan-africanismo é um tema importante para ser discutido, pois permite que os alunos compreendam a história e a cultura africana, além de refletir sobre a importância da luta contra o racismo e a discriminação. Os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do Pan-africanismo e explique o objetivo. Em seguida, os alunos irão formar grupos de quatro pessoas e receberão uma folha de papel para criar um mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - O que ele pensa e sente?

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que os africanos e afrodescendentes pensam e sentem em relação ao Pan-africanismo. Eles devem registrar suas ideias no campo correspondente do mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - O que ele escuta?

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que os africanos e afrodescendentes escutam em relação ao Pan-africanismo. Eles devem registrar suas ideias no campo correspondente do mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - O que ele fala e faz?

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que os africanos e afrodescendentes falam e fazem em relação ao Pan-africanismo. Eles devem registrar suas ideias no campo correspondente do mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - O que ele vê?

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que os africanos e afrodescendentes veem em relação ao Pan-africanismo. Eles devem registrar suas ideias no campo correspondente do mapa de empatia.

  6. Etapa 6 - Dores e Ganhos

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as dores e ganhos do Pan-africanismo para os africanos e afrodescendentes. Eles devem registrar suas ideias nos campos correspondentes do mapa de empatia.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma. Conduza uma discussão sobre as ideias apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da luta contra o racismo e a discriminação.
  • Trabalhar em grupo e colaborar na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das ideias apresentadas no mapa de empatia.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de empatia.
  • Capacidade de reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do Pan-africanismo e explicar o objetivo.
  • Conduzir a discussão em grupo e auxiliar os alunos na construção do mapa de empatia.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e conduzir a discussão.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Registrar as ideias no mapa de empatia.
  • Apresentar o mapa de empatia para a turma.
  • Refletir sobre o tema e contribuir para a discussão.
  • Colaborar e trabalhar em equipe.