Aula sobre Pan Africanismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Pan-africanismo é um movimento político e cultural que surgiu no início do século XX, com o objetivo de unir os povos africanos e afrodescendentes em todo o mundo. O movimento defende a valorização da cultura africana, a luta contra o racismo e a discriminação, além da busca pela independência e soberania dos países africanos. O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do Pan-africanismo e explique a importância do movimento para a história da África e do mundo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Cada grupo deverá definir as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo, as ações e as perguntas.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os alunos deverão criar o tabuleiro com 51 casas, que representarão os principais eventos e personagens do Pan-africanismo.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Cada grupo deverá criar os cards de perguntas e ações, que serão sorteados pelos jogadores durante o jogo. As perguntas e ações deverão estar relacionadas ao tema do Pan-africanismo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Os grupos deverão testar o jogo entre si, para verificar se as regras estão claras e se o jogo está funcionando corretamente.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem significativa por meio da gamificação.

Critérios de avaliação

  • Clareza das regras do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas pelos alunos.
  • Criatividade na criação do tabuleiro e dos pinos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Apresentação clara e objetiva do jogo para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do Pan-africanismo e explicar a importância do movimento.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento da atividade e tirar dúvidas dos alunos.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o jogo de tabuleiro.
  • Definir as regras do jogo e criar as perguntas e ações.
  • Criar o tabuleiro e os pinos do jogo.
  • Testar o jogo entre os membros do grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma.