Aula sobre Pan Africanismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Pan-africanismo é um movimento político e cultural que surgiu no início do século XX, com o objetivo de unir os povos africanos e afrodescendentes em todo o mundo. Ele se baseia na ideia de que a África é a terra natal de todos os africanos, independentemente de onde eles vivam atualmente. O movimento defende a igualdade racial, a independência dos países africanos e a valorização da cultura africana. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o Pan-africanismo. Em seguida, peça aos alunos que pesquisem sobre o movimento e compartilhem suas descobertas com a turma.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam sobre o papel das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. Cada grupo deve escolher um líder para apresentar as conclusões do grupo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos líderes de grupo

    Cada líder de grupo deve apresentar as conclusões do grupo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular o debate.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Explique o que é um template de avaliação por rúbrica e peça que os alunos criem um modelo para avaliar a participação dos grupos no debate. O modelo deve conter os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo com avaliação

    Os grupos devem discutir novamente sobre o papel das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia, desta vez com base no template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Observe a participação dos alunos e avalie de acordo com o modelo criado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido na aula e reforce a importância do Pan-africanismo na luta contra o imperialismo na África e Ásia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular o debate e a participação dos alunos.
  • Criar um modelo de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Uso de argumentos coerentes e embasados em fatos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Criação de um modelo de avaliação por rúbrica coerente e eficiente.
  • Participação ativa no debate em grupo com avaliação.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia.
  • Estimular o debate e a participação dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular o debate.
  • Avaliar a participação dos alunos de acordo com o modelo criado.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Pan-africanismo.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rúbrica.
  • Participar ativamente do debate em grupo com avaliação.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.