Aula sobre Pan Africanismo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Pan-africanismo é um movimento político e cultural que surgiu no início do século XX, com o objetivo de unir os povos africanos e afrodescendentes em todo o mundo. Ele se baseia na ideia de que a África é a terra natal de todos os africanos, independentemente de onde eles vivam atualmente. O movimento defende a igualdade racial, a independência dos países africanos e a valorização da cultura africana. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o Pan-africanismo. Em seguida, peça aos alunos que pesquisem sobre o movimento e compartilhem suas descobertas com a turma.Etapa 2 - Debate em grupo
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam sobre o papel das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. Cada grupo deve escolher um líder para apresentar as conclusões do grupo.Etapa 3 - Apresentação dos líderes de grupo
Cada líder de grupo deve apresentar as conclusões do grupo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular o debate.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Explique o que é um template de avaliação por rúbrica e peça que os alunos criem um modelo para avaliar a participação dos grupos no debate. O modelo deve conter os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.Etapa 5 - Debate em grupo com avaliação
Os grupos devem discutir novamente sobre o papel das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia, desta vez com base no template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Observe a participação dos alunos e avalie de acordo com o modelo criado.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido na aula e reforce a importância do Pan-africanismo na luta contra o imperialismo na África e Ásia.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular o debate e a participação dos alunos.
- Criar um modelo de avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Uso de argumentos coerentes e embasados em fatos.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Criação de um modelo de avaliação por rúbrica coerente e eficiente.
- Participação ativa no debate em grupo com avaliação.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia.
- Estimular o debate e a participação dos alunos.
- Fazer perguntas para estimular o debate.
- Avaliar a participação dos alunos de acordo com o modelo criado.
- Fazer uma síntese do que foi discutido.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Pan-africanismo.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rúbrica.
- Participar ativamente do debate em grupo com avaliação.
- Respeitar as opiniões dos colegas.