Aula sobre Pan Africanismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Pan-africanismo é um movimento político e cultural que surgiu no início do século XX, com o objetivo de unir os povos africanos e afrodescendentes em todo o mundo. Ele surgiu como uma resposta à colonização europeia na África e à escravidão de africanos em todo o mundo. O movimento defende a ideia de que os africanos devem se unir para lutar contra a opressão e a exploração, e que a cultura africana deve ser valorizada e preservada. Neste momento, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Pan-africanismo, identificando a ideia central e suas sub-ideias, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema do Pan-africanismo e explique sua importância histórica e cultural. Use exemplos de líderes pan-africanos, como Marcus Garvey e Kwame Nkrumah, para ilustrar o movimento.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o Pan-africanismo em casa, antes da aula. Indique um vídeo do YouTube ou outro recurso online. O vídeo deve apresentar informações básicas sobre o movimento e seus principais líderes.Etapa 3 - Mapa Conceitual
Na sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Pan-africanismo. Eles devem identificar a ideia central e suas sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos seguirem. Os alunos devem trabalhar em grupos de 3 ou 4 para criar seus mapas.Etapa 4 - Apresentação dos Mapas
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas pelos alunos.Etapa 5 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos de como o Pan-africanismo pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Use exemplos de música, arte, literatura e outras formas de expressão cultural.Etapa 6 - Conclusão
Resuma os principais pontos e incentive os alunos a refletirem sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da ideia central e das sub-ideias no mapa conceitual.
- Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão e no debate sobre o Pan-africanismo.
- Reflexão crítica sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.
Ações do professor
- Apresentar o tema do Pan-africanismo e explicar sua importância histórica e cultural.
- Fornecer um modelo de mapa conceitual para os alunos seguirem.
- Estimular a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas pelos alunos.
- Apresentar exemplos práticos de como o Pan-africanismo pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
- Resumir os principais pontos da aula e incentivar os alunos a refletirem sobre a importância do Pan-africanismo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o Pan-africanismo antes da aula.
- Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão e do debate sobre o Pan-africanismo.
- Refletir criticamente sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.