Aula sobre Pan Africanismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Pan-africanismo é um movimento político e cultural que surgiu no início do século XX, com o objetivo de unir os povos africanos e afrodescendentes em todo o mundo. Ele surgiu como uma resposta à colonização europeia na África e à escravidão de africanos em todo o mundo. O movimento defende a ideia de que os africanos devem se unir para lutar contra a opressão e a exploração, e que a cultura africana deve ser valorizada e preservada. Neste momento, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Pan-africanismo, identificando a ideia central e suas sub-ideias, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do Pan-africanismo e explique sua importância histórica e cultural. Use exemplos de líderes pan-africanos, como Marcus Garvey e Kwame Nkrumah, para ilustrar o movimento.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o Pan-africanismo em casa, antes da aula. Indique um vídeo do YouTube ou outro recurso online. O vídeo deve apresentar informações básicas sobre o movimento e seus principais líderes.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Na sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o Pan-africanismo. Eles devem identificar a ideia central e suas sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos seguirem. Os alunos devem trabalhar em grupos de 3 ou 4 para criar seus mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de como o Pan-africanismo pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Use exemplos de música, arte, literatura e outras formas de expressão cultural.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os principais pontos e incentive os alunos a refletirem sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da ideia central e das sub-ideias no mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão e no debate sobre o Pan-africanismo.
  • Reflexão crítica sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do Pan-africanismo e explicar sua importância histórica e cultural.
  • Fornecer um modelo de mapa conceitual para os alunos seguirem.
  • Estimular a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas pelos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de como o Pan-africanismo pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
  • Resumir os principais pontos da aula e incentivar os alunos a refletirem sobre a importância do Pan-africanismo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o Pan-africanismo antes da aula.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão e do debate sobre o Pan-africanismo.
  • Refletir criticamente sobre a importância do Pan-africanismo na luta contra a opressão e a exploração.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.