Aula sobre Panorama Geral Da Asia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Ásia é o maior continente do mundo, abrigando diversos países, grande parte da população mundial e culturas distintas. Os estudantes irão estudar os aspectos gerais da Ásia, suas características, culturas e modos de vida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e contextualização.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 estudantes e apresente o modelo de avaliação.

  3. Etapa 3 - Definição da questão-problema

    Cada grupo deve definir uma questão-problema relacionado ao tema e que possa ser abordado em um diário de bordo e oriente a pesquisa sobre a Ásia e seus países, culturas e modos de vida.

  4. Etapa 4 - Levantamento de alternativas

    Os estudantes organizam os argumentos para a apresentação.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os estudantes apresentam as informações levantadas e buscam a melhor alternativa para a questão problema e preenchem o diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma e avaliar as apresentações dos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Discussão sobre as soluções apresentadas e avaliação do desempenho geral da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar as diferentes paisagens e modos de vida dos diferentes povos asiáticos.
  • Desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas.
  • Valorizar identidades e interculturalidades regionais.
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade do diário de bordo.
  • Coerência entre o problema definido e a solução apresentada.

Ações do professor

  • Apresentar e contextualizar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os estudantes na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos, esclarecer dúvidas e auxiliar na geração de alternativas e no preenchimento do diário de bordo.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e criar o modelo de avaliação por pares.
  • Pesquisar sobre a Ásia e seus países, culturas e modos de vida.
  • Construir argumentos para apresentar aos colegas.
  • Trabalhar em equipe na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Elaborar o diário de bordo de forma criativa e coesa e avaliar os colegas conforme os critérios estabelecidos.