Aula sobre Panorama Geral Da Asia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Ásia é o maior continente do mundo, com uma grande diversidade cultural, histórica e geográfica. Iremos explorar os aspectos físicos e humanos da Ásia, bem como suas particularidades e interculturalidades regionais.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em duplas ou trios e apresentar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Contextualização da atividade

    Apresente os tópicos que serão abordados na aula: aspectos físicos, humanos, culturais e históricos da Ásia.

  3. Etapa 3 - Distribuição de materiais

    Forneça materiais, como mapas, livros e revistas, para que os estudantes possam pesquisar e se aprofundar nos temas propostos.

  4. Etapa 4 - Delimitação da pesquisa

    Oriente os estudantes durante a pesquisa sobre o panorama da ásia e a criação do modelo de avaliação por pares. Delimite o tempo para a esta etapa.

  5. Etapa 5 - Apresentação para a turma

    Cada grupo indica um estudante para apresentar os argumentos desenvolvidos e as informações pesquisadas.

  6. Etapa 6 - Discussão geral e avaliação por pares

    Faça uma discussão coletiva sobre o panorama dos países asiáticos pesquisados. Oriente os estudantes a utilizar o modelo de avaliação, os estudantes avaliam as apresentações.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Encerre a aula com uma discussão com toda turma sobre as particularidades e interculturalidades regionais da Ásia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar as diferentes paisagens aos modos de viver dos povos asiáticos;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias apresentadas na pesquisa.
  • Participação ativa dos estudantes.
  • Capacidade de análise crítica sobre o assunto abordado.

Ações do professor

  • Organização das duplas ou trios
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, a elaboração e preenchimento do modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar os tópicos que serão abordados na contextualização da aula: aspectos físicos, humanos, culturais e históricos da Ásia.
  • Distribuição dos materiais
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão coletiva.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o modelo de avaliação por pares.
  • Pesquisar e se aprofundar nos temas propostos, utilizando os materiais disponibilizados pelo professor.
  • Construir argumentos e se preparar para a apresentação oral.
  • Avaliar os pares conforme os critérios definidos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação oral.