Aula sobre Panorama Geral Da Asia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Ásia é o maior continente do mundo e abriga uma grande diversidade de culturas, povos e paisagens. É importante que os alunos compreendam a importância desse continente para a história e a geografia mundial, bem como as diferenças regionais que existem em seu território.

  1. Etapa 1 - Entender

    \- Apresente o tema e explique os aspectos geográficos, históricos e culturais da Ásia. Utilize um mapa-mundo para mostrar a localização do continente asiático.

    \- Peça aos alunos para fazerem uma roda de conversa e compartilhar o que já sabem sobre o assunto.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    \- Divida os estudantes em grupos. Cada grupo escolhe um país asiático para pesquisar.

    \- Após a pesquisa, cada grupo faz um esboço do que pretende apresentar sobre o país escolhido.


  3. Etapa 3 - Decidir

    \- Cada grupo apresenta seu esboço para a turma e juntos decidem qual aspecto do país será estudado em profundidade.

    \- O grupo escolhido faz uma lista de perguntas para guiar a pesquisa.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    \- Peça para que os estudantes realizem a pesquisa em livros e materiais disponíveis na sala de aula.

    \- Cada grupo irá criar um cartaz com informações sobre o assunto pesquisado.


  5. Etapa 5 - Testar

    \- Cada grupo apresenta seu cartaz para a turma e explica o que aprendeu sobre assunto escolhido.

    \- A turma faz perguntas e dá feedback sobre a apresentação.


  6. Etapa 6 - Aplicar

    \- Cada grupo faz um mapa mental com as informações aprendidas sobre o panorama da Ásia.

    \- Os mapas mentais são expostos na sala de aula para que todos possam ver.


  7. Etapa 7 - Refletir

    \- Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido

    \- Peça para que os estudantes escrevam uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Ásia, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos estudantes.
  • Fomentar a participação ativa dos alunos na aula, por meio de discussões e trocas de ideias.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e comunicação dos estudantes
  • Estimular a reflexão crítica sobre as relações entre os aspectos geográficos e culturais da Ásia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões e atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade da pesquisa construída e apresentada pelos alunos.
  • Compreensão dos estudantes sobre a temática estudada.
  • Capacidade dos estudantes de valorizar as identidades e interculturalidades regionais na Ásia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e sua importância, destacando as diferenças culturais e geográficas da Ásia.
  • Dividir a turma em grupos para a construção da pesquisa.
  • Acompanhar os grupos durante a construção do painel, esclarecendo dúvidas e estimulando a criatividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Escolher um país asiático e um aspecto relevante para pesquisar.
  • Criar um cartaz com informações sobre o país asiático escolhido e refletir sobre as relações entre os modos de vida e as paisagens na Ásia.
  • Escrever uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.
  • Compartilhar as informações aprendidas com a turma.