Aula sobre Panorama Geral Da Asia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Ásia é o maior continente do mundo, com uma grande diversidade cultural, histórica e geográfica. Iremos explorar os aspectos físicos e humanos da Ásia, bem como suas particularidades e interculturalidades regionais.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in para que os estudantes se apresentem e falem sobre o que já sabem a respeito das características, povos e cultura asiática.

  2. Etapa 2 - Introdução

    De modo breve introduza o assunto, explicando onde se localiza o continente asiático, sua população, diferentes povos, culturas e seus modos de vida. Aspectos geográficos e econômicos e históricos são importantes.

  3. Etapa 3 - Atividade 1

    Distribua um modelo de registro de aprendizagem para cada aluno. Neste modelo, os alunos irão preencher os campos de Check-in e Check-out e, em seguida, irão responder algumas perguntas sobre o tema principal e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como preencher o modelo e irá disponibilizar materiais de apoio, como livros, revistas e jornais.

  4. Etapa 4 - Atividade 2

    Divida os estudantes em grupos e explique os itens da pesquisa sobre as características econômicas, geográficas, culturais dos diferentes países asiáticos. Cada grupo irá escolher um país e irá apresentar suas descobertas para a turma.

  5. Etapa 5 - Atividade 3

    Cada grupo indica um estudante para apresentar os argumentos desenvolvidos e as informações pesquisadas.

  6. Etapa 6 - Atividade 4

    Utilizando o modelo de avaliação, os estudantes avaliam as apresentações, e no caderno, anotam suas dúvidas para a plenária final.

  7. Etapa 7 - Plenária final

    Encerre a aula com uma discussão com toda turma sobre as particularidades e interculturalidades regionais da Ásia. Verifique se os objetivos da aula foram atingidos e esclareça as possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar as diferentes paisagens aos modos de viver dos povos asiáticos;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;

Ações do professor

  • Divida a turma em grupos de 4 ou 5 estudantes
  • Explique a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e a proposta de criação do modelo de avaliação por pares.
  • Apresente os tópicos que serão abordados na aula: aspectos físicos, humanos, culturais e históricos da Ásia.
  • Distribua os materiais da aula (mapas, livros e revistas) para que os estudantes possam desenvolver as pesquisas e se aprofundarem nos temas propostos.
  • Oriente os grupos durante a criação do modelo de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o modelo de avaliação por pares.
  • Pesquisar e se aprofundar nos temas propostos, utilizando os materiais disponibilizados pelo professor.
  • Construir argumentos e se preparar para a apresentação oral.
  • Avaliar os outros grupos conforme os critérios definidos no modelo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação oral.