Aula sobre Panorama Geral Da Asia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Ásia é o maior continente do mundo, abrangendo cerca de um terço da superfície terrestre. É o lar de muitas culturas e paisagens diversas, incluindo montanhas, desertos, florestas tropicais e rios importantes. Para ampliar os conhecimentos dessa região, os estudantes serão convidados a criar um jogo que apresente um panorama da Ásia, destacando suas principais características, culturas e curiosidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma contextualização sobre a Ásia, destacando sua localização, extensão e diversidade cultural. Em seguida, apresente a metodologia ativa Gamificação e desafie para os estudantes a criar um jogo que considere o panorama da Ásia.

  2. Etapa 2 - Formação de equipes

    Divida os estudantes em equipes de até 5 integrantes. Cada equipe deverá escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do tema

    Cada equipe deverá escolher um tema relacionado à Ásia para desenvolver seu jogo. Sugestões: aspectos culturais, culinária, turismo, esportes, religião, história, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Oriente as equipes a criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor e por qual motivo seu jogo é engajado. O mapa de registro deverá ser criado em papel sulfite e poderá ser decorado pelos estudantes.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo

    As equipes terão um tempo determinado para desenvolver seu jogo, utilizando materiais, como cartolinas, canetas, lápis de cor, tesouras, cola, entre outros. Esteja disponível para esclarecer dúvidas e auxiliar os estudantes no desenvolvimento do jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada equipe terá um tempo determinado para apresentar seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os estudantes deverão explicar o tema escolhido, os desafios do jogo, os níveis e o esquema de recompensas. Avalie a criatividade, a originalidade e a coerência do jogo com o tema proposto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos estudantes, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação estabelecidos. Os estudantes avaliam a atividade, destacando os pontos positivos e negativos do processo. Se possível, estimule que os estudantes joguem uma partida do jogo desenvolvido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Ásia, e reconhecer o panorama da Ásia.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos estudantes na criação de jogos.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Coerência do jogo com o tema proposto.
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Cooperação e colaboração entre os membros da equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos no desenvolvimento do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher o tema e definir os desafios do jogo.
  • Criar o mapa de registro e desenvolver o jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.