Aula sobre Panorama Geral Da Asia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Ásia é o maior continente do mundo e abriga uma grande diversidade de culturas, povos e paisagens. É importante que os alunos compreendam a importância desse continente para a história e a geografia mundial, bem como as diferenças regionais que existem em seu território.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione os materiais (mapas, atlas, livros, revistas, etc.) que abordem o tema "Panorama da Ásia" e disponibilizá-los aos alunos. Além disso, apresente a metodologia da Sala de Aula Invertida e explique como será desenvolvida a atividade e quais são os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os estudantes realizam estudo dos materiais selecionados pelo professor e criam um mapa conceitual sobre os países asiáticos e suas características geográficas e culturais.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os estudantes apresentam os mapas conceituais para os colegas e para o professor, explicando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Durante a discussão em grupo realize a mediação, dando direcionamento para que as discussões caminhem para as diferenças regionais na Ásia, considerando as ideias apresentadas pelos alunos em seus mapas conceituais.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os estudantes elaboram um desenho, mapa mental ou maquete que represente uma das regiões da Ásia estudadas e na sequência apresentam o esquema aos colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os estudantes fazem reflexões sobre as diferenças culturais e geográficas entre as regiões da Ásia estudadas e como isso influência o modo de vida das pessoas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os estudantes com base nos critérios definidos anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a diversidade cultural e geográfica da Ásia.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Valorizar a identidade cultural e interculturalidade regional.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do material apresentado.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade na atividade prática.

Ações do professor

  • Selecionar materiais relevantes para o tema.
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Avaliar os estudantes com base nos critérios definidos.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais selecionados pelo professor.
  • Criar e apresentar um mapa conceitual
  • Refletir sobre as diferenças culturais e geográficas da Ásia.