Pantanal

Você imagina qual seja o menor bioma brasileiro? Vamos conhecê-lo nessa aula de Geografia! Apesar de pequeno ele é rico em diversidade - é o Pantanal. Se prepare, e vamos lá!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O Pantanal é conhecido como faixa de transição porque recebe influência de outros biomas brasileiros. Quais são os três biomas que influenciam na composição do Pantanal?

    A) Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica.

    B) Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

    C) Caatinga, Florestas Tropicais e Campos Sulinos.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Gamificação:

    O Pantanal é um bioma brasileiro que se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes da Bolívia e do Paraguai. É uma das maiores áreas úmidas do mundo, com uma rica biodiversidade e uma paisagem única. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a importância do Pantanal e como as dinâmicas dos componentes físico-naturais afetam a biodiversidade desse bioma. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A aula sobre Pantanal tem como objetivo apresentar aos alunos a importância desse bioma brasileiro e sua biodiversidade. O Pantanal é a maior planície alagável do mundo e abriga uma grande variedade de espécies animais e vegetais. É importante que os alunos compreendam a importância desse bioma para a manutenção da biodiversidade e para a economia do país. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Design Sprint:

    O Pantanal é uma das regiões mais ricas e diversificadas do Brasil, com uma fauna e flora exuberantes e únicas no mundo. Nesta aula, vamos explorar as características do Pantanal e sua importância para o meio ambiente e para a economia do país. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver ideias de forma colaborativa. Os alunos irão criar um template de Design Sprint para explorar o tema e seus subtópicos, como a biodiversidade, as dinâmicas físicas e naturais, e a distribuição geográfica do Pantanal.
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  6. 6. Design Thinking:

    O Pantanal é uma das maiores planícies alagáveis do mundo, localizada no centro da América do Sul, abrangendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes da Bolívia e do Paraguai. É uma região rica em biodiversidade, com diversas espécies de animais e plantas, além de ser um importante destino turístico. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre o Pantanal, com o objetivo de caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais da região.
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  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O Pantanal é uma das regiões mais importantes do Brasil em termos de biodiversidade, abrigando uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Além disso, é um importante ecossistema para a regulação do clima e do ciclo da água. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir sobre o Pantanal e suas dinâmicas físico-naturais. Para contextualizar o tema, podemos apresentar imagens e vídeos sobre a região, bem como discutir como o Pantanal pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na produção de alimentos, no turismo, entre outros.
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  8. 8. Rotação por estações:

    O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo e está localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Com uma rica biodiversidade, é um ecossistema único e de grande importância para a manutenção da vida na Terra. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Pantanal e suas características, bem como as dinâmicas dos componentes físico-naturais presentes nesta região. Utilizando a metodologia ativa Rotação por estações, os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de desenvolver atividades relacionadas ao tema, tornando a aula mais dinâmica e participativa.
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