Aula sobre Pantanal

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Pantanal é uma das maiores planícies alagáveis do mundo, localizada no centro da América do Sul, abrangendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes da Bolívia e do Paraguai. É uma região rica em biodiversidade, com diversas espécies de animais e plantas, além de ser um importante destino turístico. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre o Pantanal, com o objetivo de caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais da região.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema Pantanal, contextualizando-o para os alunos, e explicando os objetivos da aula. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre o Pantanal, utilizando os campos:"O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Para isso, os alunos deverão pesquisar informações sobre a região e discutir em grupo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações e conclusões que chegaram.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas de empatia, os alunos irão discutir em grupo as informações apresentadas, buscando identificar as dinâmicas dos componentes físico-naturais do Pantanal.

  5. Etapa 5 - Criação de um infográfico

    Cada grupo irá criar um infográfico sobre o Pantanal, utilizando as informações coletadas nos mapas de empatia e na discussão em grupo. O infográfico deverá conter imagens e informações sobre a biodiversidade, a geografia e a cultura da região.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações e conclusões que chegaram.

  7. Etapa 7 - Encerramento da aula

    Encerrea aula fazendo uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e destacando as principais dinâmicas dos componentes físico-naturais do Pantanal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais do Pantanal.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa de empatia e do infográfico.
  • Identificação correta das dinâmicas dos componentes físico-naturais do Pantanal.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e do infográfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Pantanal.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o mapa de empatia e o infográfico de forma criativa e coerente.