Aula sobre Pantanal

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Pantanal é um bioma brasileiro que se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes da Bolívia e do Paraguai. É uma das maiores áreas úmidas do mundo, com uma rica biodiversidade e uma paisagem única. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a importância do Pantanal e como as dinâmicas dos componentes físico-naturais afetam a biodiversidade desse bioma. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema “Pantanal”. Contextualize mostrando imagens e vídeos para os alunos. Em seguida, explique como a metodologia da gamificação será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e informe-os que cada grupo irá criar o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Cada grupo criará 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao Pantanal. Forneça algumas sugestões de temas, como a fauna, a flora, as dinâmicas dos rios, entre outros.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Oriente os grupos atrocarem as cartas entre si para que possam responder às perguntas e afirmações criadas pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos jogarão o jogo criado pelos colegas, respondendo às perguntas e afirmações. Forneça algumas informações adicionais durante o jogo caso seja necessário.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos discutirão as respostas dadas no jogo e o que aprenderam sobre o Pantanal. Façaperguntas para incentivar a discussão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula questionando sobre o que foi aprendido na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um jogo.
  • Incentivar a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Correção das respostas dadas no jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o Pantanal.
  • Explicar a metodologia da gamificação e como ela será utilizada na aula.
  • Fornecer sugestões de temas para as cartas de perguntas e afirmações.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Criar as cartas de perguntas e afirmações.
  • Trocar as cartas com os colegas.
  • Jogar o jogo criado pelos colegas.
  • Discutir as respostas dadas no jogo.
  • Participar ativamente da aula.