Aula sobre Pantanal
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Pantanal é uma das regiões mais importantes do Brasil em termos de biodiversidade, abrigando uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Além disso, é um importante ecossistema para a regulação do clima e do ciclo da água. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir sobre o Pantanal e suas dinâmicas físico-naturais. Para contextualizar o tema, podemos apresentar imagens e vídeos sobre a região, bem como discutir como o Pantanal pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na produção de alimentos, no turismo, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos
Apresente o tema Pantanal e contextualize apresentando imagens e vídeos sobre a região. Explique a metodologia MDC e em seguida, forme 4 grupos (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público) e distribua os subtópicos relacionados ao tema para cada grupo.Etapa 2 - Pesquisa sobre o Pantanal
Os grupos defensor e opositor deverão pesquisar sobre o Pantanal e seus subtópicos, para preparar seus argumentos e evidências para o debate. Disponibilize livros, internet e outras fontes de pesquisa.A banca julgadora deve se preparar para avaliar as argumentações apresentadas.
Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Cada grupo irá preparar seus argumentos para apresentar no debate, levando em consideração os aspectos físico-naturais do Pantanal.Etapa 4 - Debate
O debate deve ser realizado com a participação dos grupos defensor e opositor, apresentandoargumentos e debatendo sobre o Pantanal e suas dinâmicas físico-naturais. A mediação deveráser feita pela banca julgadora. O público deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.Etapa 5 - Reflexão
Após o debate, promova uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema. É importante estimular os alunos a pensar em soluções para os problemas relacionados às dinâmicas físico-naturais do Pantanal.Etapa 6 - Produção textual
Após o debate, cada aluno deverá produzir um texto sobre o Pantanal e suas dinâmicas físico-naturais, utilizando as informações aprendidas no debate e na pesquisa.Etapa 7 - Socialização dos textos
Encerre com um momento de socialização, no qual os alunos poderão apresentar seus textos para a turma, compartilhando suas reflexões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
- Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
- Incentivar a produção textual e a socialização do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
- Qualidade da produção textual.
- Reflexão crítica sobre o tema.
- Colaboração e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar a metodologia MDC e orientar os grupos.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
- Avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.
- Orientar a produção textual e a socialização dos textos.
- Incentivar a participação ativa e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Pantanal e seu subtópico.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate e da produção textual.
- Refletir criticamente sobre o tema.
- Colaborar e trabalhar em equipe.