Aula sobre Pantanal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo e está localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Com uma rica biodiversidade, é um ecossistema único e de grande importância para a manutenção da vida na Terra. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Pantanal e suas características, bem como as dinâmicas dos componentes físico-naturais presentes nesta região. Utilizando a metodologia ativa Rotação por estações, os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de desenvolver atividades relacionadas ao tema, tornando a aula mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema Pantanale contextualize sobre essa aula, mostrando imagens e vídeos que ilustram as características desse bioma.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Características do Pantanal

    Nesta estação os alunos irão realizar a atividade deidentificar as principais características do Pantanal, como clima, fauna, flora, entre outros. Disponibilize materiais como: vídeos, textos, imagens e mapas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Dinâmicas dos componentes físico-naturais

    Nesta estação os alunos deverão realizar a atividade de identificar as dinâmicas dos componentes físico-naturais presentes no Pantanal, como rios, lagos, chuvas, entre outros. Disponibilize materiais como textos, imagens e vídeos.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Importância do Pantanal para o meio ambiente

    Nesta estação os alunos realizarão a atividade deidentificar a importância do Pantanal para o meio ambiente e para a manutenção da vida na Terra. Disponibilize materiais como textos, imagens e vídeos.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a realização das atividades em cada estação, os alunos irão se reunir em um momento de socialização para compartilhar o que aprenderam. Cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi discutido em sua estação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula reforçando a importância do Pantanal e de sua preservação para a manutenção da vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular a participação dos alunos e a construção coletiva do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características do Pantanal.
  • Identificação correta das dinâmicas dos componentes físico-naturais presentes no Pantanal.
  • Identificação correta da importância do Pantanal para o meio ambiente e para a manutenção da vida na Terra.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Apresentação clara e objetiva das informações aprendidas na socialização.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar sobre o Pantanal.
  • Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Disponibilizar materiais como textos, imagens e vídeos para as atividades propostas.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Concluir a aula reforçando a importância do Pantanal e de sua preservação para a manutenção da vida na Terra.

Ações do aluno

  • Identificar as principais características do Pantanal.
  • Identificar as dinâmicas dos componentes físico-naturais presentes no Pantanal.
  • Identificar a importância do Pantanal para o meio ambiente e para a manutenção da vida na Terra.
  • Participar ativamente nas atividades propostas.
  • Apresentar de forma clara e objetiva as informações aprendidas na socialização.