Aula sobre Pantanal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre Pantanal tem como objetivo apresentar aos alunos a importância desse bioma brasileiro e sua biodiversidade. O Pantanal é a maior planície alagável do mundo e abriga uma grande variedade de espécies animais e vegetais. É importante que os alunos compreendam a importância desse bioma para a manutenção da biodiversidade e para a economia do país. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Pantanal e sua importância para a biodiversidade e economia do país. Faça uma breve contextualização sobre o bioma e sua localização.

    Explique sobre a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será desenvolvida.


  2. Etapa 2 - Vídeo sobre o Pantanal

    Disponibilize para os alunos assistirem em casa, um vídeo sobre o Pantanal que apresente as características do bioma, sua fauna e flora, além de sua importância para o meio ambiente e a economia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, divida a turma em grupos e oriente-os a criar um mapa conceitual sobre o Pantanal, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia central pode ser:"Pantanal: maior planície alagável do mundo" e as sub-ideias podem ser "Localização", "Clima", "Fauna", "Flora", "Importância para a economia", "Importância para a biodiversidade", "Ameaças à biodiversidade" e "Preservação".

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Oriente os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre os mapas dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais e sobre a importância do Pantanal para a biodiversidade e a economia do país. Medie a discussão e faça perguntas para estimular o debate.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Apresente aos alunos uma atividade escrita sobre o Pantanal, relacionando-o com outros biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica e o Cerrado, o objetivo desta atividade é verificar o aprendizado e obter um conceito para média final dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Realize uma síntese da aula e destaque as principais ideias apresentadas pelos alunos nos mapas conceituais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação de mapas conceituais.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.
  • Qualidade da atividade escrita sobre o Pantanal e sua relação com outros biomas brasileiros.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular o debate.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar as principais ideias apresentadas pelos alunos.
  • Corrigir e avaliar a atividade escrita sobre o Pantanal.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o Pantanal.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar da discussão em grupo e da apresentação dos mapas conceituais.
  • Responder à atividade escrita sobre o Pantanal e sua relação com outros biomas brasileiros.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os mapas conceituais dos outros grupos.