Aula sobre Papietagem – Papel Mache

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A papietagem é uma técnica de modelagem que utiliza papel machê para criar objetos decorativos e utilitários. É uma técnica que pode ser aplicada em diversas áreas, como artesanato, decoração, teatro, cinema e até mesmo na produção de brinquedos. Nesta aula, os alunos aprenderão a técnica de papietagem e serão estimulados a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Introduza o tema da aula, apresentando exemplos de objetos criados com a técnica de papietagem. Estimule os alunos a pensarem em outras possibilidades de aplicação da técnica.

  2. Etapa 2 - Apresentação da técnica (20 minutos)

    Apresente a técnica de papietagem, explicando os materiais necessários e o passo a passo da modelagem. Os alunos poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.

  4. Etapa 4 - Criação dos objetos (60 minutos)

    Cada grupo criará um objeto utilizando a técnica de papietagem. Você poderá fornecer materiais como jornais, cola branca, tesoura e tinta guache. Durante a criação, os alunos deverão registrar o processo em fotos ou vídeos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos objetos (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu objeto para a turma, explicando o processo de criação e as escolhas estéticas feitas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Criação do template de avaliação por pares (30 minutos)

    Os alunos criarão um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deverá ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  7. Etapa 7 - Avaliação dos grupos (20 minutos)

    Cada grupo avaliará o desempenho dos demais grupos utilizando o template criado na etapa anterior.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a cooperação e a avaliação entre pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos na criação dos objetos;
  • Estimular a cooperação e a avaliação entre pares.

Ações do aluno

  • Criar um objeto utilizando a técnica de papietagem;
  • Registrar o processo de criação em fotos ou vídeos;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Avaliar o desempenho dos demais grupos.