Aula sobre Papietagem – Papel Mache

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A papietagem é uma técnica de artesanato que consiste em moldar objetos com papel machê. Essa técnica é muito utilizada na confecção de máscaras, esculturas e objetos decorativos. Na aula de hoje, vamos aprender a fazer papietagem e como aplicá-la em diferentes contextos. Além disso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de criação de projetos em equipe, dividido em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, os alunos serão desafiados a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Apresentação da técnica de papietagem

    Professor, apresente a técnica de papietagem e mostre exemplos de objetos que podem ser criados com essa técnica. Em seguida, compartilhe com a turma um vídeo explicativo sobre o passo a passo da técnica, se possível.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre estilos visuais

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais, como o barroco, o modernismo e o contemporâneo. Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Design Sprint

    Os alunos irão criar um template de Design Sprint, com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que eles possam aplicar essa metodologia em outras atividades.

  4. Etapa 4 - Aplicação da metodologia Design Sprint

    Os alunos irão aplicar a metodologia Design Sprint na criação de um objeto com papietagem. Eles deverão seguir as etapas do template criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos objetos criados

    Os alunos irão apresentar os objetos criados para a turma. Em seguida, haverá uma discussão sobre as escolhas estéticas e a contextualização dos objetos no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe;
  • Aplicar a metodologia Design Sprint em uma atividade prática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criação de um objeto criativo e bem executado.
  • Aplicação correta da metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de papietagem e a metodologia Design Sprint;
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre estilos visuais;
  • Acompanhar e dar feedback nas etapas de criação dos objetos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Criar um objeto criativo e bem executado;
  • Aplicar corretamente a metodologia Design Sprint.