Aula sobre Papietagem – Papel Mache

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica de papietagem, também conhecida como papel machê. Essa técnica consiste em moldar objetos a partir de uma mistura de papel e cola. É uma técnica muito versátil, que pode ser utilizada para criar objetos decorativos, esculturas, máscaras, entre outros. Além disso, a papietagem é uma técnica sustentável, pois utiliza materiais recicláveis. Os alunos irão aprender a criar um objeto utilizando essa técnica, enquanto desenvolvem habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique os objetivos da atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre a técnica de papietagem (20 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre a técnica de papietagem, buscando informações sobre sua origem, materiais necessários, passo a passo para a criação de objetos, exemplos de objetos criados com essa técnica, entre outros.

  3. Etapa 3 - Análise de diferentes estilos visuais (20 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais que podem ser aplicados na criação de objetos com a técnica de papietagem, como o estilo abstrato, figurativo, realista, entre outros. Eles deverão analisar as características de cada estilo e como podem ser aplicados na criação de objetos.

  4. Etapa 4 - Criação do objeto (60 minutos)

    Os alunos irão criar um objeto utilizando a técnica de papietagem, aplicando os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores. Você, professor, deverá orientá-los durante o processo de criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos objetos (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar os objetos criados para a turma, explicando o processo de criação e os estilos visuais utilizados.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre a atividade, destacando os pontos positivos e negativos do processo de criação, bem como os aprendizados adquiridos.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando a técnica de papietagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a sustentabilidade, ao utilizar materiais recicláveis na criação dos objetos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da técnica de papietagem;
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre diferentes estilos visuais;
  • Criatividade e originalidade na criação do objeto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante o processo de criação;
  • Estimular a pesquisa e a análise de diferentes estilos visuais;
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a técnica de papietagem e diferentes estilos visuais;
  • Criar um mapa de empatia;
  • Criar um objeto utilizando a técnica de papietagem e aplicando os conhecimentos adquiridos.