Aula sobre Papietagem – Papel Mache

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A papietagem é uma técnica de modelagem que utiliza papel machê. Ela consiste em amassar pedaços de papel embebidos em uma mistura de água e cola e moldá-los sobre uma base, como um balão ou uma estrutura de arame, até que seque e endureça. Essa técnica é muito versátil e pode ser usada para criar esculturas, máscaras, objetos decorativos e até mesmo brinquedos. A papietagem é uma técnica muito antiga, que remonta ao século II a.C., e é encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro utilizando a técnica de papietagem, aplicando seus conhecimentos sobre estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique a técnica de papietagem, mostrando exemplos de objetos criados com essa técnica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Definição do tema do jogo (20 minutos)

    Cada grupo deverá escolher um tema para o jogo de tabuleiro que irá criar. O tema deve estar relacionado a um estilo visual específico, como o Art Nouveau, o Cubismo ou o Pop Art. Disponibilize materiais de pesquisa para os alunos, como livros, revistas e acesso à internet, se possível.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro (40 minutos)

    Cada grupo deverá criar um tabuleiro com 51 casas, utilizando a técnica de papietagem. O tabuleiro deve ser relacionado ao tema escolhido e deve conter elementos visuais que remetam ao estilo escolhido. O professor deverá fornecer materiais para a criação do tabuleiro, como papel, cola e tintas.

  4. Etapa 4 - Criação dos pinos e do dado (30 minutos)

    Cada grupo deverá criar seus próprios pinos e um dado utilizando a técnica de papietagem. Os pinos devem ser relacionados ao tema escolhido e devem ser feitos de forma que possam se movimentar pelo tabuleiro. O dado deve ser criado com seis faces e deve ser decorado com elementos visuais relacionados ao tema escolhido.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações (40 minutos)

    Cada grupo deverá criar 20 cards de perguntas e ações relacionados ao tema escolhido. As perguntas devem ser relacionadas a fatos históricos, artistas, obras de arte e curiosidades sobre o estilo escolhido. As ações devem ser relacionadas a elementos visuais do estilo escolhido, como cores, formas e texturas.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo (30 minutos)

    Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre ele. O professor deverá avaliar a qualidade do jogo criado por cada grupo e dar feedback sobre o processo de criação.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre o processo de criação (20 minutos)

    Os alunos deverão refletir sobre o processo de criação do jogo e sobre o que aprenderam sobre o estilo visual escolhido. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do tabuleiro criado pelo grupo;
  • Criatividade na criação dos pinos e do dado;
  • Qualidade dos cards de perguntas e ações criados pelo grupo;
  • Participação e colaboração dos alunos durante o processo de criação;
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a técnica de papietagem;
  • Fornecer materiais de pesquisa para os alunos;
  • Fornecer materiais para a criação do tabuleiro, dos pinos e do dado;
  • Avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para o jogo de tabuleiro;
  • Criar um tabuleiro com 51 casas utilizando a técnica de papietagem;
  • Criar os pinos e o dado utilizando a técnica de papietagem;
  • Criar 20 cards de perguntas e ações relacionados ao tema escolhido;
  • Refletir sobre o processo de criação do jogo e sobre o que aprenderam sobre o estilo visual escolhido.