Aula sobre Papietagem – Papel Mache

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A papietagem, também conhecida como papel machê, é uma técnica de modelagem que utiliza papel picado ou rasgado misturado com cola para criar objetos tridimensionais. Essa técnica é muito utilizada na produção de esculturas, máscaras, cenários e até mesmo brinquedos. O objetivo desta aula é ensinar aos alunos como utilizar a técnica de papietagem para criar objetos tridimensionais e, ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a técnica de papietagem e mostre exemplos de objetos tridimensionais criados com essa técnica. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em 3 grupos e direcione-os às estações. Oriente que, durante 30 minutos, devem realizar a atividade da estação e, quando o tempo acabar, devem se dirigir à estação seguinte.

    Estação 1 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em subgrupos e cada grupo irá pesquisar sobre um estilo visual diferente que possa ser aplicado na técnica de papietagem. Os estilos visuais podem ser escolhidos por você, professor, ou pelos próprios alunos. Os grupos deverão pesquisar sobre a origem, características e exemplos de objetos tridimensionais criados com o estilo visual escolhido.

    Estação 2 - Prática (30 minutos)

    Os alunos irão colocar em prática a técnica de papietagem utilizando o estilo visual pesquisado na estação anterior. Disponibilize o material necessário para a atividade, como papel, cola e tesoura.

    Estação 3 - Análise (30 minutos)

    Os alunos irão analisar os objetos tridimensionais criados pelos outros grupos e identificar o estilo visual utilizado em cada um deles. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as características de cada estilo visual e como eles podem ser aplicados na técnica de papietagem.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre a importância da pesquisa e análise de diferentes estilos visuais na produção de objetos tridimensionais. Os alunos também poderão compartilhar suas experiências e dificuldades durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de objetos tridimensionais;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade;
  • Utilização correta da técnica de papietagem;
  • Identificação correta do estilo visual utilizado em cada objeto tridimensional criado.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de papietagem e explicar como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula;
  • Fornecer o material necessário para a atividade;
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre a importância da pesquisa e análise de diferentes estilos visuais na produção de objetos tridimensionais.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um estilo visual diferente que possa ser aplicado na técnica de papietagem;
  • Colocar em prática a técnica de papietagem utilizando o estilo visual pesquisado;
  • Analisar os objetos tridimensionais criados pelos outros grupos e identificar o estilo visual utilizado em cada um deles.