Aula sobre Papietagem – Papel Mache

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A papietagem, também conhecida como papel machê, é uma técnica de modelagem que utiliza papel picado e cola para criar formas tridimensionais. Essa técnica é muito utilizada na produção de objetos decorativos, esculturas, máscaras e até mesmo em cenários de teatro e cinema. Na aula de hoje, os alunos irão aprender a técnica da papietagem e criar suas próprias esculturas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso a materiais de apoio para se prepararem para a aula e, em sala de aula, colocarão em prática o que aprenderam.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, organize a turma em grupos e disponibilize materiais que falem sobre a técnica da papietagem, explicando o que é, para que serve e demonstrando exemplos de esculturas criadas com essa técnica. Em seguida, proponha um momento de compartilhamento para que os alunos expliquem o que compreenderam.

  2. Etapa 2 - Preparação (20 minutos)

    Disponibilize um novo material de apoio, como um vídeo ou texto, que irá ensinar os alunos a preparar a mistura de papel picado e cola para a papietagem. Eles também irão aprender a moldar a mistura em diferentes formas.

  3. Etapa 3 - Criação das esculturas (60 minutos)

    Os alunos irão colocar em prática o que aprenderam e criar suas próprias esculturas utilizando a técnica da papietagem. Auxilie-os durante o processo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das esculturas (20 minutos)

    Cada aluno irá apresentar sua escultura para a turma, explicando o processo de criação e os desafios enfrentados.

  5. Etapa 5 - Reflexão (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados. Além disso, disponibilize o template da Dinâmica dos 3Qs para que a turma possa avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e refletir sobre suas próprias produções e as dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica da papietagem;
  • Criatividade e originalidade na criação das esculturas;
  • Clareza e objetividade na apresentação das esculturas;
  • Participação ativa na reflexão sobre a atividade;
  • Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da papietagem e exemplos de esculturas criadas com essa técnica;
  • Disponibilizar materiais de apoio para os alunos se prepararem para a aula;
  • Auxiliar os alunos durante o processo de criação das esculturas;
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade;
  • Avaliar as esculturas e as apresentações dos alunos.

Ações do aluno

  • Acessar o material de apoio para se prepararem para a aula;
  • Utilizar adequadamente a técnica da papietagem para criar suas esculturas;
  • Usar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas;
  • Apresentar suas esculturas para a turma;
  • Participar ativamente da reflexão sobre a atividade.