Aula sobre Papietagem – Papel Mache
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A papietagem, também conhecida como papel machê, é uma técnica de modelagem que utiliza papel picado e cola para criar formas tridimensionais. Essa técnica é muito utilizada na produção de objetos decorativos, esculturas, máscaras e até mesmo em cenários de teatro e cinema. Na aula de hoje, os alunos irão aprender a técnica da papietagem e criar suas próprias esculturas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso a materiais de apoio para se prepararem para a aula e, em sala de aula, colocarão em prática o que aprenderam.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, organize a turma em grupos e disponibilize materiais que falem sobre a técnica da papietagem, explicando o que é, para que serve e demonstrando exemplos de esculturas criadas com essa técnica. Em seguida, proponha um momento de compartilhamento para que os alunos expliquem o que compreenderam.Etapa 2 - Preparação (20 minutos)
Disponibilize um novo material de apoio, como um vídeo ou texto, que irá ensinar os alunos a preparar a mistura de papel picado e cola para a papietagem. Eles também irão aprender a moldar a mistura em diferentes formas.Etapa 3 - Criação das esculturas (60 minutos)
Os alunos irão colocar em prática o que aprenderam e criar suas próprias esculturas utilizando a técnica da papietagem. Auxilie-os durante o processo.Etapa 4 - Apresentação das esculturas (20 minutos)
Cada aluno irá apresentar sua escultura para a turma, explicando o processo de criação e os desafios enfrentados.Etapa 5 - Reflexão (10 minutos)
Conduza uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados. Além disso, disponibilize o template da Dinâmica dos 3Qs para que a turma possa avaliar a atividade.Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando os principais pontos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e refletir sobre suas próprias produções e as dos colegas.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da técnica da papietagem;
- Criatividade e originalidade na criação das esculturas;
- Clareza e objetividade na apresentação das esculturas;
- Participação ativa na reflexão sobre a atividade;
- Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar a técnica da papietagem e exemplos de esculturas criadas com essa técnica;
- Disponibilizar materiais de apoio para os alunos se prepararem para a aula;
- Auxiliar os alunos durante o processo de criação das esculturas;
- Conduzir a reflexão sobre a atividade;
- Avaliar as esculturas e as apresentações dos alunos.
Ações do aluno
- Acessar o material de apoio para se prepararem para a aula;
- Utilizar adequadamente a técnica da papietagem para criar suas esculturas;
- Usar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas;
- Apresentar suas esculturas para a turma;
- Participar ativamente da reflexão sobre a atividade.