Aula sobre Parafrase

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A paráfrase é uma habilidade essencial na língua inglesa, utilizada para expressar ideias de maneira clara e concisa. Nesta atividade, vamos explorar o que é a paráfrase, quando é necessário utilizá-la e como fazê-la de forma eficiente. A metodologia Design Sprint será utilizada para ajudar os alunos a praticar e aprimorar essa habilidade, por meio de atividades dinâmicas e interativas. Após a conclusão, os alunos estarão mais aptos a utilizar a paráfrase em diversas situações, seja em contextos formais ou informais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza a aula, definindo o que é a paráfrase e contextualizando a importância da habilidade no dia a dia. Exemplos simples e cotidianos podem ser utilizados para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos participam de uma roda de conversa para discutir situações onde a paráfrase pode ser utilizada. Você pode fornecer exemplos ou pedir que os alunos compartilhem suas próprias experiências.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos em duplas ou trios devem criar um esboço de uma situação em que a paráfrase poderia ser útil. Eles vão esboçar um diálogo e identificar como a paráfrase poderia ser utilizada.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos vão escolher a situação criada na etapa anterior e identificar o momento mais apropriado para utilizar a paráfrase. Eles devem anotar o diálogo original e a paráfrase escolhida para aquela situação.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos criam um modelo de cartão com a situação e a paráfrase escolhida. Em seguida, eles trocam os cartões com outros grupos para testar se suas paráfrases foram eficazes na comunicação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos vão se reunir em grupo para discutir as situações que criaram e as paráfrases escolhidas. Lidere uma discussão sobre o uso adequado da paráfrase e como ela pode ser útil na comunicação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve reflexão sobre a importância da paráfrase e como essa habilidade pode ser aplicada em situações reais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação dos alunos em língua inglesa
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração
  • Estimular a reflexão sobre a importância da paráfrase na comunicação
  • Desenvolver a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula
  • Utilização correta da paráfrase nas situações criadas pelos alunos
  • Habilidade na criação de esboços de diálogos e situações
  • Cooperação e trabalho em equipe
  • Reflexão sobre o uso da paráfrase na comunicação

Ações do professor

  • Fornecer exemplos claros e cotidianos para facilitar a compreensão dos alunos
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos
  • Orientar os alunos sobre o uso adequado da paráfrase e ajudá-los a identificar situações em que ela pode ser útil
  • Liderar uma discussão em grupo para refletir sobre a importância da paráfrase na comunicação

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas
  • Criar esboços de diálogos e situações com clareza e precisão
  • Utilizar a paráfrase corretamente nas situações criadas
  • Refletir sobre a importância da paráfrase na comunicação e como ela pode ser aplicada em situações reais.