Aula sobre Parafrase
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A paráfrase é uma habilidade essencial na língua inglesa, utilizada para expressar ideias de maneira clara e concisa. Nesta atividade, vamos explorar o que é a paráfrase, quando é necessário utilizá-la e como fazê-la de forma eficiente. A metodologia Design Sprint será utilizada para ajudar os alunos a praticar e aprimorar essa habilidade, por meio de atividades dinâmicas e interativas. Após a conclusão, os alunos estarão mais aptos a utilizar a paráfrase em diversas situações, seja em contextos formais ou informais.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza a aula, definindo o que é a paráfrase e contextualizando a importância da habilidade no dia a dia. Exemplos simples e cotidianos podem ser utilizados para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 2 - Entender
Os alunos participam de uma roda de conversa para discutir situações onde a paráfrase pode ser utilizada. Você pode fornecer exemplos ou pedir que os alunos compartilhem suas próprias experiências.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos em duplas ou trios devem criar um esboço de uma situação em que a paráfrase poderia ser útil. Eles vão esboçar um diálogo e identificar como a paráfrase poderia ser utilizada.Etapa 4 - Decidir
Os alunos vão escolher a situação criada na etapa anterior e identificar o momento mais apropriado para utilizar a paráfrase. Eles devem anotar o diálogo original e a paráfrase escolhida para aquela situação.Etapa 5 - Prototipar e Testar
Os alunos criam um modelo de cartão com a situação e a paráfrase escolhida. Em seguida, eles trocam os cartões com outros grupos para testar se suas paráfrases foram eficazes na comunicação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos vão se reunir em grupo para discutir as situações que criaram e as paráfrases escolhidas. Lidere uma discussão sobre o uso adequado da paráfrase e como ela pode ser útil na comunicação.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve reflexão sobre a importância da paráfrase e como essa habilidade pode ser aplicada em situações reais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comunicação dos alunos em língua inglesa
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração
- Estimular a reflexão sobre a importância da paráfrase na comunicação
- Desenvolver a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas da aula
- Utilização correta da paráfrase nas situações criadas pelos alunos
- Habilidade na criação de esboços de diálogos e situações
- Cooperação e trabalho em equipe
- Reflexão sobre o uso da paráfrase na comunicação
Ações do professor
- Fornecer exemplos claros e cotidianos para facilitar a compreensão dos alunos
- Incentivar a criatividade e o pensamento crítico
- Estimular a participação ativa de todos os alunos
- Orientar os alunos sobre o uso adequado da paráfrase e ajudá-los a identificar situações em que ela pode ser útil
- Liderar uma discussão em grupo para refletir sobre a importância da paráfrase na comunicação
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas
- Criar esboços de diálogos e situações com clareza e precisão
- Utilizar a paráfrase corretamente nas situações criadas
- Refletir sobre a importância da paráfrase na comunicação e como ela pode ser aplicada em situações reais.