Aula sobre Parafrase

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A atividade aborda o tema "Paráfrase", ou seja, a capacidade de reescrever uma ideia ou discurso em outras palavras, mantendo o mesmo sentido do original. Esse é um importante recurso na comunicação em língua inglesa, pois permite que o falante expresse uma ideia de forma mais clara e objetiva, evitando mal-entendidos e fortalecendo a sua capacidade de compreensão do idioma. Alguns exemplos de situações em que a paráfrase pode ser aplicada são: interpretar um texto, explicar uma ideia, transmitir informações a alguém que não tem conhecimento prévio do assunto, entre outras. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-In

    Apresente uma breve introdução ao tema, discutindo exemplos de situações em que a paráfrase é utilizada. Em seguida, os alunos farão o check-in em seus modelos, registrando suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Explique as diferenças entre paráfrase e citação, utilizando exemplos práticos de textos em inglês. Os alunos farão o check-in em seus modelos, registrando as principais características da paráfrase.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos para receber um texto em inglês para paráfrase. Eles devem trabalhar juntos para reescrever o texto com suas próprias palavras, mantendo o significado original. Faça uma breve revisão das paráfrases produzidas pelos grupos, destacando acertos e erros. Os alunos farão o check-in em seus modelos, registrando as dificuldades encontradas na atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Oriente os estudantes a, em casa, pesquisarem sobre a temática e se aprofundarem no assunto para realizar a atividade na aula seguinte.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Os alunos farão uma atividade de exercícios de paráfrase, individualmente ou em duplas, utilizando um material didático previamente selecionado. Circule pela sala, tirando dúvidas e auxiliando os alunos. Os alunos farão o check-in em seus modelos, registrando suas dificuldades e acertos na atividade.

  6. Etapa 6 - Prática oral

    Apresente um vídeo ou áudio em inglês e peça que os alunos pratiquem a paráfrase das falas. Em seguida, eles farão um debate em grupo sobre o conteúdo apresentado. Eles devem fazer o check-in em seus modelos, registrando suas impressões sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus modelos, registrando o que aprenderam na aula de hoje, bem como eventuais dúvidas e sugestões para aprimorar o aprendizado do assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe na produção de paráfrases.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para incentivar o autoconhecimento e a autorregulação dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de compreender e aplicar a técnica de paráfrase em situações diversas.
  • Coerência e coesão das paráfrases produzidas pelos alunos.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o conceito e a importância da paráfrase.
  • Propor atividades práticas e dinâmicas para estimular a produção de paráfrases pelos alunos.
  • Orientar os alunos na correção dos erros e na melhoria da qualidade de suas paráfrases.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Trabalhar em equipe para produzir paráfrases coesas e coerentes.
  • Refletir constantemente sobre o próprio processo de aprendizagem, registrando suas impressões no modelo de registro de aprendizagem.