Aula sobre Parafrase

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Paráfrase é a habilidade de expressar as mesmas ideias de um texto ou discurso usando palavras diferentes. Essa habilidade é muito importante no aprendizado e uso da língua inglesa, pois permite que se compreenda textos mais complexos e se tenha uma melhor comunicação em diferentes contextos. Nesta atividade, os alunos serão estimulados a criar um mapa de registro de um jogo gamificado que os ajude a entender e praticar essa habilidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o conceito de paráfrase, explicando a importância e utilidade da habilidade. Em seguida, apresente uma lista de palavras e peça para os alunos criarem frases diferentes usando cada uma delas, como uma forma de prática.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Explique a metodologia de gamificação e apresente um exemplo de mapa de registro de um jogo, destacando cada campo (Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?). Em seguida, ele peça para os alunos, em grupos, criarem seus próprios mapas de registro de jogos sobre paráfrase.

  3. Etapa 3 - Criação dos jogos

    Os alunos vão criar o mapa de registro do jogo em grupo, seguindo o modelo apresentado. Eles devem criar objetivos desafiadores e escolher recompensas e níveis que incentivem o aprendizado da paráfrase.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu mapa de registro do jogo para a turma, explicando os objetivos, desafios, níveis e recompensas escolhidos. Você e os alunos vão fazer perguntas e dar feedbacks sobre cada jogo, estimulando a criatividade e a inovação.

  5. Etapa 5 - Jogo prático

    Divida a turma em grupos e cada equipe deve jogar o jogo do outro grupo. Cada grupo vai demonstrar seu entendimento da paráfrase para avançar no jogo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e peça aos alunos para refletirem sobre a importância do uso da paráfrase no aprendizado da língua inglesa em diferentes contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos na criação de um jogo gamificado sobre paráfrase.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos na criação e apresentação dos jogos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa de registro do jogo criado pelo grupo.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conceito de paráfrase no jogo prático.
  • Participação ativa dos alunos na criação e apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Explicar e estimular a aplicação da gamificação na aula.
  • Orientar e dar feedback na criação dos jogos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da paráfrase no aprendizado da língua inglesa.

Ações do aluno

  • Colaborar na criação e apresentação dos jogos em grupo.
  • Demonstrar entendimento da paráfrase no jogo prático.
  • Refletir sobre a importância da paráfrase no aprendizado da língua inglesa.