Aula sobre Parafrase
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Paráfrase é a habilidade de expressar as mesmas ideias de um texto ou discurso usando palavras diferentes. Essa habilidade é muito importante no aprendizado e uso da língua inglesa, pois permite que se compreenda textos mais complexos e se tenha uma melhor comunicação em diferentes contextos. Nesta atividade, os alunos serão estimulados a criar um mapa de registro de um jogo gamificado que os ajude a entender e praticar essa habilidade.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o conceito de paráfrase, explicando a importância e utilidade da habilidade. Em seguida, apresente uma lista de palavras e peça para os alunos criarem frases diferentes usando cada uma delas, como uma forma de prática.Etapa 2 - Gamificação
Explique a metodologia de gamificação e apresente um exemplo de mapa de registro de um jogo, destacando cada campo (Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?). Em seguida, ele peça para os alunos, em grupos, criarem seus próprios mapas de registro de jogos sobre paráfrase.Etapa 3 - Criação dos jogos
Os alunos vão criar o mapa de registro do jogo em grupo, seguindo o modelo apresentado. Eles devem criar objetivos desafiadores e escolher recompensas e níveis que incentivem o aprendizado da paráfrase.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu mapa de registro do jogo para a turma, explicando os objetivos, desafios, níveis e recompensas escolhidos. Você e os alunos vão fazer perguntas e dar feedbacks sobre cada jogo, estimulando a criatividade e a inovação.Etapa 5 - Jogo prático
Divida a turma em grupos e cada equipe deve jogar o jogo do outro grupo. Cada grupo vai demonstrar seu entendimento da paráfrase para avançar no jogo.Etapa 6 - Conclusão
Faça um resumo da aula e peça aos alunos para refletirem sobre a importância do uso da paráfrase no aprendizado da língua inglesa em diferentes contextos.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e inovação dos alunos na criação de um jogo gamificado sobre paráfrase.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
- Fomentar a colaboração entre os alunos na criação e apresentação dos jogos.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa de registro do jogo criado pelo grupo.
- Capacidade dos alunos em aplicar o conceito de paráfrase no jogo prático.
- Participação ativa dos alunos na criação e apresentação do jogo.
Ações do professor
- Explicar e estimular a aplicação da gamificação na aula.
- Orientar e dar feedback na criação dos jogos.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da paráfrase no aprendizado da língua inglesa.
Ações do aluno
- Colaborar na criação e apresentação dos jogos em grupo.
- Demonstrar entendimento da paráfrase no jogo prático.
- Refletir sobre a importância da paráfrase no aprendizado da língua inglesa.