Aula sobre Parafrase

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, abordaremos o tema da Paráfrase em inglês. A paráfrase é uma habilidade importante para a comunicação em inglês, pois permite a reorganização e a interpretação de informações em diferentes contextos. Por exemplo, se você não compreender uma pergunta em inglês, pode usar a paráfrase para reformulá-la e entender melhor. Além disso, a paráfrase é uma habilidade útil na escrita, porque pode ajudar a evitar o plágio.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a aula e divida a turma em três grupos que vão trabalhar em estações diferentes. Em seguida, introduza o tema da paráfrase e apresente alguns exemplos de como ela pode ser usada em situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Paráfrase de palavras)

    Na primeira estação, os alunos recebem uma lista de palavras em inglês com seu significado. Em duplas, eles devem criar paráfrases usando as palavras apresentadas. O objetivo é que os alunos aprendam a reorganizar o vocabulário de diferentes maneiras para obter o mesmo significado. Você pode dar feedback para ajudar as duplas com dificuldades.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Paráfrase de trechos)

    Na segunda estação, os alunos vão receber um texto em inglês. Em duplas, eles devem identificar as ideias principais e criar três paráfrases diferentes usando as ideias apresentadas. O objetivo é que os alunos aprendam a interpretar um texto e reorganizar as informações em diferentes sentenças. Você pode dar feedback para ajudar as duplas com dificuldades.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Paráfrase de diálogos)

    Na terceira estação, os alunos recebem um diálogo em inglês. Em duplas, eles devem criar paráfrases dos diálogos. O objetivo é que os alunos aprendam a reformular perguntas e respostas em diferentes situações de comunicação. Você pode dar feedback para ajudar as duplas com dificuldades.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Todos os grupos se reunirão para discutir o que aprenderam nas estações. O professor deve incentivar os alunos a compartilhar as paráfrases criadas e destacar os pontos positivos de cada uma. O objetivo é que os alunos percebam a importância da paráfrase e sua aplicação em diferentes contextos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Encerre a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, dando feedback sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar a paráfrase para reorganizar as informações em diferentes contextos.
  • Incentivar a cooperação e a comunicação entre os alunos através de atividades em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância da paráfrase e seu papel na comunicação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Capacidade do aluno em reorganizar informações de diferentes maneiras usando paráfrases.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Habilidade em compartilhar e discutir as paráfrases criadas.

Ações do professor

  • Utilizar a metodologia de rotação por estações para explorar diferentes tipos de paráfrases e práticas com os alunos.
  • Proporcionar feedback direcionado e auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a comunicação entre os alunos e incentivar a cooperação.

Ações do aluno

  • Observar a lista de palavras apresentadas e usar paráfrases para criar novas sentenças.
  • Identificar as ideias principais do texto e criar paráfrases usando essas ideias.
  • Reformular perguntas e respostas em diferentes situações de comunicação.