Aula sobre Parafrase
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, abordaremos o tema da Paráfrase em inglês. A paráfrase é uma habilidade importante para a comunicação em inglês, pois permite a reorganização e a interpretação de informações em diferentes contextos. Por exemplo, se você não compreender uma pergunta em inglês, pode usar a paráfrase para reformulá-la e entender melhor. Além disso, a paráfrase é uma habilidade útil na escrita, porque pode ajudar a evitar o plágio.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a aula e divida a turma em três grupos que vão trabalhar em estações diferentes. Em seguida, introduza o tema da paráfrase e apresente alguns exemplos de como ela pode ser usada em situações cotidianas.Etapa 2 - Estação 1 (Paráfrase de palavras)
Na primeira estação, os alunos recebem uma lista de palavras em inglês com seu significado. Em duplas, eles devem criar paráfrases usando as palavras apresentadas. O objetivo é que os alunos aprendam a reorganizar o vocabulário de diferentes maneiras para obter o mesmo significado. Você pode dar feedback para ajudar as duplas com dificuldades.Etapa 3 - Estação 2 (Paráfrase de trechos)
Na segunda estação, os alunos vão receber um texto em inglês. Em duplas, eles devem identificar as ideias principais e criar três paráfrases diferentes usando as ideias apresentadas. O objetivo é que os alunos aprendam a interpretar um texto e reorganizar as informações em diferentes sentenças. Você pode dar feedback para ajudar as duplas com dificuldades.Etapa 4 - Estação 3 (Paráfrase de diálogos)
Na terceira estação, os alunos recebem um diálogo em inglês. Em duplas, eles devem criar paráfrases dos diálogos. O objetivo é que os alunos aprendam a reformular perguntas e respostas em diferentes situações de comunicação. Você pode dar feedback para ajudar as duplas com dificuldades.Etapa 5 - Discussão em grupo
Todos os grupos se reunirão para discutir o que aprenderam nas estações. O professor deve incentivar os alunos a compartilhar as paráfrases criadas e destacar os pontos positivos de cada uma. O objetivo é que os alunos percebam a importância da paráfrase e sua aplicação em diferentes contextos.Etapa 6 - Reflexão
Encerre a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, dando feedback sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em usar a paráfrase para reorganizar as informações em diferentes contextos.
- Incentivar a cooperação e a comunicação entre os alunos através de atividades em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância da paráfrase e seu papel na comunicação em inglês.
Critérios de avaliação
- Capacidade do aluno em reorganizar informações de diferentes maneiras usando paráfrases.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Habilidade em compartilhar e discutir as paráfrases criadas.
Ações do professor
- Utilizar a metodologia de rotação por estações para explorar diferentes tipos de paráfrases e práticas com os alunos.
- Proporcionar feedback direcionado e auxiliar os alunos durante as atividades.
- Estimular a comunicação entre os alunos e incentivar a cooperação.
Ações do aluno
- Observar a lista de palavras apresentadas e usar paráfrases para criar novas sentenças.
- Identificar as ideias principais do texto e criar paráfrases usando essas ideias.
- Reformular perguntas e respostas em diferentes situações de comunicação.