Aula sobre Parafrase
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A paráfrase é uma técnica de reescrita de um texto ou discurso usando palavras diferentes para transmitir a mesma mensagem e ideia. Essa habilidade é muito importante para o desenvolvimento da habilidade comunicativa em inglês, pois permite aos alunos que se expressem de forma clara, objetiva e mais natural. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom” "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo da atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas, considerando os elementos da situação discursiva em contextos formais e/ou informais simulados em sala de aula."
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema aos alunos e explique a importância da técnica de paráfrase na comunicação em inglês. Mostre exemplos de situações em que a paráfrase é utilizada, como em entrevistas de emprego, debates, diálogos sociais e na leitura de textos, mostrando como é uma habilidade útil e presente no cotidiano.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Disponibilize previamente um conteúdo para os alunos sobre o tema da paráfrase em inglês. Os alunos devem estudar o conteúdo e, individualmente, responder a um quiz para avaliar o seu conhecimento sobre o tema.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos são divididos em grupos de três pessoas, e discutem as questões do quiz, compartilhando conhecimento com o grupo e sanando dúvidas. Ao final da discussão, cada grupo deve elaborar um exemplo prático de aplicação da técnica de paráfrase em inglês.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o seu exemplo prático para sala. A turma deve analisar o exemplo e debater sobre o que foi reescrito, qual o propósito do discurso e como a paráfrase contribuiu para a clareza e compreensão da mensagem.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Cada aluno deve criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal". Na coluna "Que bom", os alunos devem destacar o que foi positivo e aprendido na aula. Já na coluna "Que pena", devem mencionar as dificuldades encontradas durante a atividade. Por fim, na coluna "Que tal", os alunos devem expressar sugestões para melhorar a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Resuma a aula e destaque as habilidades desenvolvidas pelos alunos. Incentive os alunos a continuarem praticando a técnica da paráfrase.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em usar a técnica de paráfrase em contextos formais e informais;
- Estimular o autoconhecimento dos estudantes sobre seu próprio processo de aprendizagem;
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de avaliar e analisar situações de comunicação em inglês;
- Promover a cooperação e troca de conhecimento entre os alunos;
- Estimular a autonomia em aprender.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates e atividades propostas;
- Qualidade das paráfrases apresentadas;
- Criatividade e originalidade na Dinâmica dos 3 Qs;
- Utilização adequada do inglês em todas as etapas da aula;
- Entrega dos trabalhos propostos.
Ações do professor
- Preparar o conteúdo virtual sobre o tema a ser estudado;
- Estimular a participação dos alunos nas discussões e atividades;
- Orientar e auxiliar os alunos nas atividades propostas;
- Avaliar o nível de conhecimento dos alunos e adaptar a aula conforme a necessidade;
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões e atividades propostas;
- Estudar o conteúdo virtual disponibilizado pelo professor;
- Elaborar exemplos práticos de aplicação da técnica de paráfrase em inglês;
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as colunas "Que bom", "Que pena", "Que tal";
- Entregar todos os trabalhos propostos dentro do prazo estipulado.