Aula sobre Parafrase

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A paráfrase é uma técnica de reescrita de um texto ou discurso usando palavras diferentes para transmitir a mesma mensagem e ideia. Essa habilidade é muito importante para o desenvolvimento da habilidade comunicativa em inglês, pois permite aos alunos que se expressem de forma clara, objetiva e mais natural. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom” "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo da atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas, considerando os elementos da situação discursiva em contextos formais e/ou informais simulados em sala de aula."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos e explique a importância da técnica de paráfrase na comunicação em inglês. Mostre exemplos de situações em que a paráfrase é utilizada, como em entrevistas de emprego, debates, diálogos sociais e na leitura de textos, mostrando como é uma habilidade útil e presente no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize previamente um conteúdo para os alunos sobre o tema da paráfrase em inglês. Os alunos devem estudar o conteúdo e, individualmente, responder a um quiz para avaliar o seu conhecimento sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos são divididos em grupos de três pessoas, e discutem as questões do quiz, compartilhando conhecimento com o grupo e sanando dúvidas. Ao final da discussão, cada grupo deve elaborar um exemplo prático de aplicação da técnica de paráfrase em inglês.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu exemplo prático para sala. A turma deve analisar o exemplo e debater sobre o que foi reescrito, qual o propósito do discurso e como a paráfrase contribuiu para a clareza e compreensão da mensagem.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada aluno deve criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal". Na coluna "Que bom", os alunos devem destacar o que foi positivo e aprendido na aula. Já na coluna "Que pena", devem mencionar as dificuldades encontradas durante a atividade. Por fim, na coluna "Que tal", os alunos devem expressar sugestões para melhorar a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma a aula e destaque as habilidades desenvolvidas pelos alunos. Incentive os alunos a continuarem praticando a técnica da paráfrase.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar a técnica de paráfrase em contextos formais e informais;
  • Estimular o autoconhecimento dos estudantes sobre seu próprio processo de aprendizagem;
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de avaliar e analisar situações de comunicação em inglês;
  • Promover a cooperação e troca de conhecimento entre os alunos;
  • Estimular a autonomia em aprender.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e atividades propostas;
  • Qualidade das paráfrases apresentadas;
  • Criatividade e originalidade na Dinâmica dos 3 Qs;
  • Utilização adequada do inglês em todas as etapas da aula;
  • Entrega dos trabalhos propostos.

Ações do professor

  • Preparar o conteúdo virtual sobre o tema a ser estudado;
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões e atividades;
  • Orientar e auxiliar os alunos nas atividades propostas;
  • Avaliar o nível de conhecimento dos alunos e adaptar a aula conforme a necessidade;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas;
  • Estudar o conteúdo virtual disponibilizado pelo professor;
  • Elaborar exemplos práticos de aplicação da técnica de paráfrase em inglês;
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as colunas "Que bom", "Que pena", "Que tal";
  • Entregar todos os trabalhos propostos dentro do prazo estipulado.