Aula sobre Paridade Dos Numeros Naturais N
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A paridade dos números naturais é um conceito fundamental na Matemática. Ela se refere à propriedade dos números de serem pares ou ímpares. Os números pares são aqueles que podem ser divididos por 2 sem deixar resto, enquanto os ímpares são aqueles que deixam resto 1 quando divididos por 2. É importante que os alunos compreendam essa propriedade para que possam resolver problemas matemáticos mais complexos.
Exemplo prático:
O professor pode utilizar exemplos práticos para ilustrar a paridade dos números naturais, como por exemplo, a divisão de um grupo de alunos em duplas. Se houver um número ímpar de alunos, um deles ficará sem par. Isso ocorre porque não é possível dividir um número ímpar em duas partes iguais.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente o problema: "Como saber se um número natural é par ou ímpar?" e pede aos alunos que reflitam sobre a questão.Etapa 2 - Divisão de grupo e pesquisa
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas e peça que façam uma pesquisa sobre "Como saber se um número natural é par ou ímpar?"Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo as possíveis soluções para o problema apresentado.Etapa 4 - Construção do resultado
Os alunos constroem a resolução sobre o problema apresentado.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os grupos apresentam os resultados obtidos na atividade trazendo no quadro suas percepções.Etapa 6 - Construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos constroem o modelo Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 7 - Autoavaliação
Os alunos utilizam o modelo Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
- Estimular a capacidade de resolução de problemas.
- Desenvolver habilidade de pesquisa
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisar sobre paridade de números naturais.
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Capacidade de resolução de problemas.
Ações do professor
- Apresentar o problema e estimular a reflexão dos alunos.
- Orientar os alunos na construção das respostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
Ações do aluno
- Discutir em grupo as possíveis soluções para o problema apresentado.
- Argumentar sobre as soluções propostas.
- Trabalhar em grupo para apresentar os resultados.
- Participar ativamente da atividade.