Aula sobre Paridade Dos Numeros Naturais N

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A paridade dos números naturais é um conceito fundamental na Matemática. Ela se refere à propriedade dos números de serem pares ou ímpares. Os números pares são aqueles que podem ser divididos por 2 sem deixar resto, enquanto os ímpares são aqueles que deixam resto 1 quando divididos por 2. É importante que os alunos compreendam essa propriedade para que possam resolver problemas matemáticos mais complexos.

Exemplo prático:

O professor pode utilizar exemplos práticos para ilustrar a paridade dos números naturais, como por exemplo, a divisão de um grupo de alunos em duplas. Se houver um número ímpar de alunos, um deles ficará sem par. Isso ocorre porque não é possível dividir um número ímpar em duas partes iguais.


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema: "Como saber se um número natural é par ou ímpar?" e pede aos alunos que reflitam sobre a questão.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupo e pesquisa

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas e peça que façam uma pesquisa sobre "Como saber se um número natural é par ou ímpar?"

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as possíveis soluções para o problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Construção do resultado

    Os alunos constroem a resolução sobre o problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos apresentam os resultados obtidos na atividade trazendo no quadro suas percepções.

  6. Etapa 6 - Construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos constroem o modelo Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Autoavaliação

    Os alunos utilizam o modelo Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a capacidade de resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidade de pesquisa

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisar sobre paridade de números naturais.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Capacidade de resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e estimular a reflexão dos alunos.
  • Orientar os alunos na construção das respostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo as possíveis soluções para o problema apresentado.
  • Argumentar sobre as soluções propostas.
  • Trabalhar em grupo para apresentar os resultados.
  • Participar ativamente da atividade.