Aula sobre Paridade Dos Numeros Naturais N

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A paridade dos números naturais é um conceito fundamental na Matemática. Ela se refere à propriedade dos números de serem pares ou ímpares. Os números pares são aqueles que podem ser divididos por 2 sem deixar resto, enquanto os ímpares não podem. É importante que os alunos compreendam essa propriedade para que possam resolver problemas matemáticos mais complexos.

Exemplo prático:

O professor pode utilizar objetos do cotidiano dos alunos, como lápis, canetas, borrachas, para exemplificar a paridade dos números. Ele pode pedir que os alunos organizem esses objetos em grupos de dois e observem quantos grupos foram formados. Em seguida, o professor pode perguntar se sobrou algum objeto que não foi agrupado e explicar que esse objeto representa um número ímpar.


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema da aula e questione os alunos sobre o que eles sabem sobre a paridade dos números naturais. Em seguida, apresente o problema a ser resolvido: como saber se um número natural é par ou ímpar?

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para gerar alternativas de como resolver o problema proposto.

  3. Etapa 3 - Escolha da solução

    Os alunos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema proposto.

  4. Etapa 4 - Discussão em sala

    Proponha uma discussão em aula de todos os grupos para trazerem suas soluções para o problema proposto.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do diário de bordo

    Os alunos devem preencher o diário de bordo em grupo, trazendo as respostas para os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e a atividade proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver alternativas e soluções para os problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de desenvolver alternativas e soluções para os problemas.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Capacidade de resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre a paridade dos números naturais.
  • Apresentar o problema a ser resolvido.
  • Orientar os alunos na construção das soluções
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Colaborar com os colegas na construção das soluções
  • Apresentar soluções criativas para o problema proposto.
  • Resolver problemas propostos pelo professor.