Aula sobre Paridade Dos Numeros Naturais N
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A paridade dos números naturais é um conceito importante na Matemática que se refere à propriedade dos números serem pares ou ímpares. Os números pares são aqueles que podem ser divididos por 2 sem deixar resto, enquanto os números ímpares não podem. É importante que os alunos compreendam essa propriedade para poderem resolver problemas matemáticos mais complexos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de paridade dos números naturais e explique a diferença entre números pares e ímpares. Em seguida, irá propor aos alunos que criem um jogo para ajudar a fixar o conceito.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um nome para o seu jogo.Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo
Cada grupo deverá definir qual será o objetivo do seu jogo. Por exemplo, o objetivo pode ser identificar se um número é par ou ímpar.Etapa 4 - Criação dos desafios do jogo
Os alunos deverão criar um esboço do jogo, ou seja, esse jogo será de tabuleiro, de cartas, de adivinhar, de desafio? Por exemplo, um desafio pode ser identificar se um número é par ou ímpar a partir de uma imagem.Etapa 5 - Construção do jogo
Nesse momento os alunos irão construir seu jogo. Aqui é importante definir quais materiais serão usados para que o professor identifique se existe na escola ou será de mais alguma aulas para essa construção.Etapa 6 - Auxilio do professor
Entenda a construção dos jogos trazendo feedbacks, melhorias para o dia daapresentação.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e por que o jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 8 - Entrega do jogo construído
Defina um tempo para que os alunos construam o jogo, seja em aula ou em casa, para entregarem ele pronto e joguem os jogos um do outro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de construir algoritmos em linguagem natural e representá-los por fluxogramas.
- Compreender o conceito de paridade dos números naturais.
- Trabalhar em equipe e desenvolver a criatividade.
Critérios de avaliação
- Capacidade de construir algoritmos em linguagem natural e representá-los por fluxogramas.
- Compreensão do conceito de paridade dos números naturais.
- Criatividade na criação do jogo.
Ações do professor
- Explicar o conceito de paridade dos números naturais.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe.
- Criar um jogo que ajude a fixar o conceito de paridade dos números naturais.
- Apresentar o jogo para a turma.