Aula sobre Paridade Dos Numeros Naturais N
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
- Identificar se um número é par ou ímpar.
- Somar dois números pares e verificar se o resultado é par.
- Multiplicar um número par por um número ímpar e verificar se o resultado é par.
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o conceito de paridade dos números naturais e explique a diferença entre números pares e ímpares.\- Faça perguntas aos alunos para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto.
Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”
\- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que cada grupo ficará em uma estação por um determinado tempo para realizar a atividade daquela estação, e depois o grupo trocará de estação para a próxima etapa.\- Explique também as atividades de cada estação para que a atividade consiga fluir de uma melhor forma, e deixe claro qual é a primeira, segunda e terceira e assim por diante.
Etapa 3 - Divisão de grupos
\- Divida a turma em grupos em quantidade iguais e direcione os grupos para as estações construídas.Etapa 4 - Divisão das estações
Estação 1 - Teórica\- Informações teóricas sobre paridade dos números naturais.
\- Nesta estação, os alunos leem e discutem o material teórico, respondendo algumas perguntas sobre o entendimento da teoria, de acordo com o texto.
Estação 2 - Vídeo
\- Prepare um vídeo para que os alunos possam assistir sobre o tema e debater sobre o que fala e o entendimento da teoria.
Estação 3 - Exercícios
\- Prepare uma lista de exercícios com exemplos práticos de paridade dos números naturais.
\- Nesta estação, os alunos resolvem os exercícios propostos. Os alunos podem dividir os exercícios entre o grupo para resolução.
Estação 4: Jogos
\- Prepare um jogo que envolva a paridade dos números naturais.
\- Nesta estação, os alunos jogam e se divertem enquanto aprendem.
Etapa 5 - Discussão em grupo
\- Os alunos se reúnem em grupo para discutir o que aprenderam nas estações.\- Faça perguntas para verificar o entendimento dos alunos sobre o assunto.
Etapa 6 - Encerramento
\- Faça uma síntese do que foi aprendido na aula tirando possíveis dúvidas que ainda restam com os alunos.Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Prepare um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal.\- Nesta estação, os alunos preenchem o modelo com suas avaliações sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de construir algoritmos em linguagem natural e representá-los por fluxogramas.
- Desenvolver a habilidade de identificar números pares e ímpares.
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas simples envolvendo paridade dos números naturais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas estações de aprendizagem.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa nos jogos propostos.
- Compreensão adequada do conceito de paridade dos números naturais.
Ações do professor
- Preparar o material teórico e os exercícios práticos.
- Preparar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs e os jogos.
- Orientar os alunos nas estações de aprendizagem.
- Fazer perguntas para verificar o entendimento dos alunos.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Ler e discutir o material teórico.
- Resolver os exercícios propostos.
- Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Jogar e se divertir enquanto aprendem.
- Participar ativamente nas discussões em grupo.