Aula sobre Paridade Dos Numeros Naturais N
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a paridade dos números naturais é uma propriedade que indica se um número é par ou ímpar. Mostre exemplos de números pares e ímpares e como identificá-los. Explique que essa propriedade é importante em diversas áreas da Matemática e da Física.
Etapa 1 - Pré-aula
Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre a paridade dos números naturais. Você pode utilizar o material da aprendizap [disponível no site](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/6c6PMod1bthY3vlPFuzA3f?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495543560755&usg=AOvVaw2ifIEsmyYSmmD57Y-jb8L_).Etapa 2 - Mapa conceitual - Parte 1
Na aula, os alunos, em grupo, devem criar um mapa conceitual sobre a paridade dos números naturais. A ideia central deve ser "Paridade dos números naturais (N)". As sub-ideias devem ser: "O que são números naturais?", "O que é paridade?", "Como identificar se um número é par ou ímpar?", "Propriedades dos números pares", "Propriedades dos números ímpares", "Aplicações da paridade na Matemática", "Aplicações da paridade na Física" e "Exercícios de fixação".Etapa 3 - Mapa conceitual - Parte 2
A partir de pesquisas, peça para que os alunos construam um terceiro nível respondendo as sub-ideias do mapa conceitual. Cada grupo ficará responsável por 1 ou 2 sub-ideias.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as sub-ideias do mapa conceitual e elaborar um resumo sobre cada uma delas. Nessa elaboração de resumo pode ser feito uma dinâmica da sala toda.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como identificar se um número é par ou ímpar. Faça com que os alunos participem da resolução dos exemplos, e disponibilize exercícios para fazerem com os grupos. Ande pela sala para auxiliá-los em dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e discutir as soluções encontradas. Isso pode ser feito em lousa ou em troca de resultados entre os grupos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo, a elaboração do mapa conceitual, a resolução dos exercícios e a apresentação dos resultados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir algoritmos em linguagem natural e representá-los por fluxograma.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a paridade dos números naturais.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo.
- Elaboração do mapa conceitual.
- Resolução dos exercícios.
- Apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Enviar o vídeo explicativo antes da aula.
- Apresentar exemplos práticos.
- Acompanhar e auxiliar os grupos na resolução dos exercícios.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Elaborar o mapa conceitual.
- Resolver os exercícios em grupo.
- Apresentar os resultados.