Aula sobre Parodia E Parafrase

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Paródia e paráfrase são recursos linguísticos usados para recriar um texto de forma cômica ou parafraseá-lo, respectivamente. Esses recursos são muito utilizados em peças teatrais, programas de TV, músicas e até mesmo em redes sociais. Neste material, vamos explorar esses recursos de forma lúdica e criativa por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas.

  1. Etapa 1 - Criação do diário de bordo

    Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo crie um diário de bordo em grupo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução” para relatar todo o processo de criação da paródia ou paráfrase e as discussões a serem realizadas em grupo.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente aos alunos um texto original (uma música ou poema) e uma paródia ou paráfrase desse texto. Em seguida, proponha o seguinte problema: "Como as paródias e paráfrases podem modificar o sentido original de um texto?".

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos, divididos em grupos, deverão buscar paródias e paráfrases de um texto e discutir em conjunto as diferenças de sentido em relação ao texto original. Em seguida, deverão criar uma paródia ou paráfrase do texto original em grupo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá apresentar a paródia ou paráfrase criada e explicar as diferenças e semelhanças de sentido em relação ao texto original. Você deverá mediar a discussão e orientar os alunos em possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, expondo o processo de criação e as reflexões realizadas durante o desenvolvimento da atividade.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deverá fazer um texto com uma reflexão individual sobre o processo de criação da paródia ou paráfrase.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar efeitos de sentido de paródias e paráfrases;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação individual e em grupo;
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem;
  • Qualidade do diário de bordo;
  • Criatividade e originalidade na criação da paródia ou paráfrase.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo;
  • Orientar as reflexões individuais;
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos;
  • Estimular a criatividade e a cooperação em grupo.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Criação de paródia ou paráfrase em grupo;
  • Desenvolvimento do diário de bordo em grupo;
  • Reflexão individual sobre o processo de aprendizagem;
  • Apresentação dos resultados do trabalho em grupo para a turma.