Aula sobre Parodia E Parafrase

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A paródia e a paráfrase são recursos muito utilizados na cultura pop, como em programas de TV, filmes e músicas. Elas se valem de elementos de uma obra já existente para criar algo novo e original. Neste material, vamos explorar esses recursos de forma aprofundada, identificando suas características e diferenças. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que estimula os alunos a serem criativos e colaborativos na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula conversando com os alunos sobre suas experiências com paródias e paráfrases. Peça exemplos de músicas, filmes ou programas de TV que utilizem esses recursos e discuta com a turma as características que tornam essas obras interessantes e divertidas.

  2. Etapa 2 - Identificação e análise de paródias e paráfrases

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua para cada grupo uma lista de paródias e paráfrases famosas. Peça que eles identifiquem as características de cada uma delas, como a escolha do tema, o uso de elementos da obra original e a criação de novos elementos.

  3. Etapa 3 - Criação de uma paródia ou paráfrase

    Com base nas análises feitas pelos grupos na etapa anterior, peça que eles criem uma paródia ou paráfrase de uma obra de sua escolha. Eles podem trabalhar em conjunto ou individualmente, mas devem se basear nas características identificadas na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Apresentação das paródias e paráfrases

    Peça que cada grupo apresente sua paródia ou paráfrase para a turma. Eles devem explicar as escolhas feitas e as características que tornam sua obra interessante e divertida.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula discutindo com os alunos sobre as aprendizagens e desafios encontrados durante a atividade. Peça que compartilhem suas sugestões para atividades futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de reinterpretar textos já existentes;
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e analisar paródias e paráfrases;
  • Criatividade na criação de uma paródia ou paráfrase;
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra criada;
  • Participação e colaboração durante a atividade.

Ações do professor

  • Promover a discussão e a reflexão sobre o tema;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades;
  • Orientar e auxiliar os grupos durante a criação da paródia ou paráfrase;
  • Avaliar e fornecer feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Identificar e analisar paródias e paráfrases;
  • Criar uma paródia ou paráfrase de uma obra de sua escolha;
  • Apresentar a obra criada para a turma;
  • Participar ativamente das discussões e atividades em grupo.