Aula sobre Parodia E Parafrase

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Paródia e paráfrase são recursos literários que se valem de elementos de uma obra existente para uma nova produção. A paródia usa o humor e a ironia para fazer uma crítica ou uma sátira, enquanto a paráfrase reproduz o sentido original da obra de maneira mais simples ou em outro formato. Essas técnicas são muito usadas na música, na literatura e no cinema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o conceito de paródia e paráfrase e apresente exemplos como músicas, filmes e livros. Os alunos podem levantar questões e dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Compreensão

    Em grupos, os alunos devem fazer uma pesquisa sobre paródias e paráfrases em músicas, filmes ou livros. Eles devem identificar os elementos utilizados nas obras, como a mudança de ritmo, a substituição de palavras ou a inversão de personagens.

  3. Etapa 3 - Esboço

    Cada grupo deve escolher uma obra para criar uma paródia ou uma paráfrase. Eles devem criar um esboço do novo texto, pensando nos elementos que serão usados e no sentido que querem transmitir.

  4. Etapa 4 - Decisão

    Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma, e todos devem votar na melhor paródia ou paráfrase. Você pode dar dicas e sugestões para aprimorar a produção dos alunos.

  5. Etapa 5 - Prototipação e teste

    Os grupos devem trabalhar na produção final da paródia ou paráfrase escolhida pela turma. Eles devem compartilhar sua produção, seja por meio de uma apresentação oral, um vídeo ou uma performance. Ao final, cada grupo deve apresentar sua produção para a turma e todos os alunos devem fazer uma análise crítica das obras criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de interpretar e recriar obras;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos de paródia e paráfrase nas obras;
  • Criatividade e originalidade na criação da nova obra;
  • Coerência e sentido na nova produção;
  • Participação ativa e comprometimento do grupo na construção do trabalho;
  • Habilidade de apresentação oral ou em outro formato escolhido pelo grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de paródia e paráfrase;
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação da nova obra;
  • Dar feedbacks construtivos e sugestões para aprimorar a produção dos grupos;
  • Estimular a participação ativa e o trabalho em equipe;
  • Moderar a apresentação das obras e fazer uma análise crítica das produções apresentadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa sobre paródia e paráfrase;
  • Criar um esboço criativo e original da nova obra;
  • Trabalhar em equipe para produzir a nova obra escolhida pela turma;
  • Apresentar a nova obra de forma clara e objetiva;
  • Analisar criticamente as produções apresentadas pelos outros grupos.