Aula sobre Parodia E Parafrase

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Paródia e paráfrase são recursos literários que permitem criar uma nova obra a partir de outra já existente. Na paródia, a ideia é fazer uma imitação cômica ou irônica de uma obra, enquanto a paráfrase visa reescrever uma obra com outras palavras mantendo o sentido original. Esses recursos são muito utilizados na música, no cinema, na televisão e na literatura.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre paródia e paráfrase usando exemplos de músicas, filmes e livros. Cada aluno deve escolher um texto para parodiar ou parafrasear.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia para entender o contexto e as personagens de suas criações. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação de orações adjetivas restritivas e explicativas

    Explique o conceito de orações adjetivas restritivas e explicativas e como elas são utilizadas para criar efeitos de sentido em um período composto.

  4. Etapa 4 - Criação de paródias e paráfrases

    Os alunos deverão criar paródias e paráfrases de músicas, filmes ou livros utilizando as informações do mapa de empatia. O texto criado por eles deve conter orações adjetivas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar suas criações para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Proponha uma discussão sobre as criações apresentadas para que a turma analise como as técnicas de paródia e paráfrase foram usadas para criar novas obras.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o processo de criação e a importância do uso das técnicas de paródia e paráfrase para a produção de novas obras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação dos alunos;
  • Desenvolver a empatia.

Critérios de avaliação

  • Uso correto das técnicas de paródia e paráfrase;
  • Criatividade na formulação das obras;
  • Identificação correta das orações adjetivas restritivas e explicativas;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Qualidade da reflexão final.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de paródia e paráfrase;
  • Ensinar as técnicas de criação de paródias e paráfrases;
  • Conduzir a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos;
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as criações dos alunos;
  • Conduzir a reflexão final e ajudar os alunos a refletirem sobre o processo de criação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar paródias e paráfrases criativas e bem elaboradas;
  • Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e opiniões;
  • Preencher o mapa de empatia de forma adequada;
  • Refletir sobre o processo de criação e sobre o uso das técnicas de paródia e paráfrase.