Aula sobre Parodia E Parafrase

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Paródia e paráfrase são técnicas usadas para modificar ou reproduzir um texto, respectivamente. Essas técnicas podem ser encontradas em diversas áreas, como na música, no teatro, no cinema e na literatura. Neste material, os alunos aprenderão as diferenças entre paródia e paráfrase por meio da metodologia ativa de Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a aula explicando o que é paródia e paráfrase e apresente exemplos dessas técnicas em diferentes áreas, como na música, no teatro, no cinema e na literatura. Em seguida, divida os alunos em grupos para participarem das estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1: Paródia

    Na estação 1, os alunos deverão ler um texto original e criar uma paródia baseada no texto original. Forneça um exemplo de paródia para auxiliar os alunos na criação da sua própria paródia.

    Estação 2: Paráfrase

    Na estação 2, os alunos deverão ler um texto original e criar uma paráfrase baseada no texto original. Forneça um exemplo de paráfrase para auxiliar os alunos na criação da sua própria paráfrase.

    Estação 3 - Considerações

    Na estação 3, os alunos deverão criar um material sobre o que entenderam por paródia e paráfrase. Pode ser um texto curto, um mapa conceitual, um cartaz etc.


  3. Etapa 3 - Socialização das atividades

    Cada grupo deverá apresentar suas atividades e explicar a escolha da paródia e da paráfrase.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e dê feedbacks sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fazer releituras de textos;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de paródias e paráfrases;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração da paródia e da paráfrase;
  • Escrita e apresentação coerentes com o tema;
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos e explicar claramente a temática da aula;
  • Fornecer feedbacks para os alunos durante as atividades;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Criar uma paródia ou paráfrase baseada em um texto original;
  • Elaborar um material sobre o que foi aprendido;
  • Participar ativamente e colaborar nas atividades em grupo.