Aula sobre Parodia E Parafrase

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Paródia e paráfrase são duas técnicas de escrita que se valem de referências e elementos já conhecidos para se criar algo novo. A paródia é uma técnica que consiste em criar uma nova obra a partir de uma original, mantendo as características principais da obra original com uma nova abordagem ou contexto. Já a paráfrase é a reescrita de um texto existente mantendo o mesmo conteúdo, mas com palavras e estrutura diferentes. Essas técnicas são muito utilizadas em músicas, filmes, livros e até mesmo em propagandas.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto explicativo sobre paródia e paráfrase e responder a algumas questões sobre o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Mapeando o conhecimento

    Em sala de aula, apresente um mapa conceitual sobre o tema contendo uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. O mapa conceitual deverá ser preenchido pelos alunos com informações que eles já conhecem.

  3. Etapa 3 - Explorando exemplos

    Apresente exemplos práticos de paródias e paráfrases, como músicas, propagandas etc., e discuta com os alunos as características de cada uma.

  4. Etapa 4 - Criando paródias

    Os alunos deverão criar paródias em grupos utilizando uma música conhecida como base, mas apresentando uma nova letra que aborde um tema escolhido pelo grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar suas paródias para a turma.

  6. Etapa 6 - Criando paráfrases

    Os alunos deverão criar paráfrases individuais de um texto já existente e reescrevê-lo com suas próprias palavras, mudando também a estrutura.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre as técnicas utilizadas pelos alunos e como elas podem ser aplicadas em diferentes situações de escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de referenciar um texto por meio de paródia e paráfrase;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de texto;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e aplicar as técnicas de paródia e paráfrase;
  • Qualidade da produção de texto dos alunos;
  • Participação e colaboração nos trabalhos em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Conduzir a criação das paródias e paráfrases pelos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre as técnicas utilizadas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto explicativo antes da aula;
  • Preencher o mapa conceitual com as informações que já possuem sobre o tema;
  • Criar paródias em grupo e paráfrases individuais;
  • Apresentar as paródias para a turma;
  • Participar da reflexão sobre as técnicas utilizadas.