Participação das mulheres nas independências da América Latina

Em outras aulas aqui do AprendiZAP nós conhecemos José de San Martín🇦🇷, Simón Bolívar🇧🇴, Toussaint L´Overture🇭🇹 e Jean Jacques Dessalines🇭🇹, né? Falamos dos Libertadores da América e da Revolução do Haiti. Nessa aula de História vamos falar de outras pessoas essenciais nessas conquistas, algumas (das muitas) mulheres que lutaram bravamente e tiveram papel fundamental na independência de vários países. Vem aprender!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Durante o processo de independência do Brasil, uma mulher lutou no exército vestida de soldado com o nome de Soldado Medeiros, sendo a primeira mulher a integrar uma unidade militar no Brasil. Em 1823 ela foi condecorada por D. Pedro I pela sua coragem. Qual era o nome dessa mulher?

    A) Maria Leopoldina.

    B) Joana d'Arc.

    C) Maria Quitéria de Jesus.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de mulheres que participaram ativamente das lutas pela independência, como Leona Vicario, Manuela Sáenz e Anita Garibaldi. Além disso, é importante destacar que a metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem.

    Sala de aula invertida

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  4. 4. Ensino Híbrido:

    A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizado o Ensino Híbrido, no qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a participação de mulheres como Leona Vicario, Manuela Sáenz e Juana Azurduy.

    Ensino Híbrido

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  5. 5. Rotação por estações:

    A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco abordado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nesses processos históricos, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa.

    Rotação por estações

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  6. 6. Design Thinking:

    A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco abordado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que permitirá aos alunos desenvolverem empatia com as mulheres que lutaram pela independência e entenderem suas motivações e desafios. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que os ajudará a compreender melhor as perspectivas das mulheres que participaram desses movimentos.

    Design Thinking

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  7. 7. Gamificação:

    A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

    Gamificação

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  8. 8. Design Sprint:

    A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de mulheres que participaram ativamente das lutas pela independência, como Leona Vicario, Manuela Sáenz e Anita Garibaldi. Além disso, é importante destacar que a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

    Design Sprint

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