Aula sobre Participacao Mulheres Independencias America Latina

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de mulheres que participaram ativamente das lutas pela independência, como Leona Vicario, Manuela Sáenz e Anita Garibaldi. Além disso, é importante destacar que a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você deve apresentar o tema e contextualizá-lo, destacando a importância da participação das mulheres nas independências da América Latina. Em seguida, os alunos devem formar grupos e definir um líder para cada equipe.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um template de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que os alunos possam visualizar o processo de criação e desenvolvimento de um projeto.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem escolher um subtema relacionado à participação das mulheres nas independências da América Latina, como "As mulheres na Revolução Haitiana" ou "A participação das mulheres na Guerra da Independência do México". Em seguida, devem definir as etapas necessárias para desenvolver o projeto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um protótipo do projeto, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis de cor e canetas. O objetivo é que os alunos possam visualizar o resultado final do projeto.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas. O objetivo é que os alunos possam aprimorar seus projetos e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas;
  • Compreender a importância da participação das mulheres nas lutas pela independência;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do projeto desenvolvido pelos grupos;
  • Habilidade de comunicação e argumentação dos alunos;
  • Coerência e clareza na apresentação do projeto;
  • Respeito às regras e normas estabelecidas pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo;
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint;
  • Auxiliar os grupos na escolha do subtema e na definição das etapas do projeto;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Avaliar os projetos desenvolvidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em equipe e respeitar as opiniões dos colegas;
  • Criar um template de design sprint com as 5 etapas;
  • Escolher um subtema relacionado à participação das mulheres nas independências da América Latina;
  • Desenvolver um projeto criativo e inovador.