Aula sobre Participacao Mulheres Independencias America Latina

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco abordado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que permitirá aos alunos desenvolverem empatia com as mulheres que lutaram pela independência e entenderem suas motivações e desafios. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que os ajudará a compreender melhor as perspectivas das mulheres que participaram desses movimentos.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você iniciará a aula apresentando o tema e contextualizando-o no contexto das independências da América Latina. Apresente exemplos de mulheres que tiveram papel importante nesses movimentos, como Leona Vicario, Manuela Sáenz e Anita Garibaldi.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique aos alunos o que é Design Thinking e como essa metodologia pode ser aplicada no estudo da História. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Auxilie os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá uma mulher que participou das lutas pela independência. Eles criarão um mapa de empatia para essa mulher, preenchendo os seis campos com informações sobre o que ela pensa e sente, o que ela escuta, o que ela fala e faz, o que ela vê, suas dores e seus ganhos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações que foram coletadas e as conclusões tiradas a partir delas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma discutirá em grupo as informações apresentadas e as conclusões tiradas a partir dos mapas de empatia. Levante questões como: Quais foram os principais desafios enfrentados pelas mulheres que lutaram pela independência? Como elas conseguiram superar esses desafios? Como a participação das mulheres foi importante para o sucesso dos movimentos de independência?

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando a importância da participação das mulheres nas lutas pela independência e destacando a relevância da metodologia Design Thinking para o estudo da História.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
  • Estimular a empatia dos alunos com as mulheres que lutaram pela independência, compreendendo suas motivações e desafios.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das informações coletadas e das conclusões tiradas a partir do mapa de empatia.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas de empatia.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da participação das mulheres nas lutas pela independência.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância da participação das mulheres nas lutas pela independência.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Coletar informações sobre a mulher escolhida para o mapa de empatia.
  • Apresentar o mapa de empatia de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Compreender a importância da participação das mulheres nas lutas pela independência.