Aula sobre Participacao Mulheres Independencias America Latina
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizado o Ensino Híbrido, no qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a participação de mulheres como Leona Vicario, Manuela Sáenz e Juana Azurduy.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Você deve apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos devem criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Contextualização
Você deve contextualizar o tema, apresentando exemplos de mulheres que participaram das lutas pela independência na América Latina. Dê sugestões de onde os alunos podem encontrar os materiais.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a participação de mulheres nas independências da AméricaLatina e preencher o template de registro de aprendizagem.
Etapa 4 - Debate
Os alunos devem debater em grupos sobre a importância da participação das mulheres nas lutas pela independência.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre a participação das mulheres nas independências da América Latina.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem preencher o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância da participação das mulheres na história.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo.
- Qualidade da apresentação das conclusões sobre a participação das mulheres nas independências da América Latina.
- Preenchimento correto do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos de mulheres que participaram das lutas pela independência na América Latina.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Pesquisar sobre a participação de mulheres nas independências da América Latina e preencher o template de registro de aprendizagem.
- Debater em grupo sobre a importância da participação das mulheres nas lutas pela independência.