Aula sobre Participacao Mulheres Independencias America Latina

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e contextualize a importância da participação das mulheres nas independências da América Latina. Faça uma breve explanação sobre a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá um país da América Latina para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro (30 minutos)

    Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?” O objetivo é que os alunos pesquisem sobre a participação das mulheres na independência do país escolhido e criem um jogo que aborde esse tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como aborda a participação das mulheres na independência do país escolhido.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de participação das mulheres nas lutas pela independência na América Latina.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da participação das mulheres nas independências da América Latina e como essa participação foi fundamental para a construção dos países latino-americanos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade do jogo criado pelo grupo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Cooperação e trabalho em equipe.
  • Compreensão do tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da participação das mulheres nas independências da América Latina.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do mapa de registro do jogo.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância da participação das mulheres nas independências da América Latina.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Pesquisar sobre a participação das mulheres na independência do país escolhido.
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Compreender o tema abordado.