Aula sobre Participacao Mulheres Independencias America Latina

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco abordado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nesses processos históricos, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos de mulheres que participaram das lutas de independência na América Latina. Em seguida, irá dividir a turma em três grupos e explicar como funcionará a metodologia Rotação por estações. Você pode, se o número de alunos for grande, dividir em mais grupos e duplicar as estações; obtendo duas trilhas com as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos da estação 1 farão uma pesquisa sobre a participação das mulheres na independência de um país da América Latina. Eles deverão buscar informações sobre as mulheres que participaram do processo, suas ações e contribuições.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate

    Os alunos da estação 2 farão um debate sobre a importância da participação das mulheres nas lutas de independência. Eles deverão discutir como as mulheres foram importantes para esses processos históricos e como sua participação foi relevante para a construção dos países latino-americanos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção de texto

    Os alunos da estação 3 produzirão um texto sobre a importância da participação das mulheres nas lutas de independência. Eles deverão utilizar as informações pesquisadas nas outras estações para elaborar esse texto.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, cada grupo apresentará o resultado de sua estação para a turma. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas pesquisas, debates e textos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Retome os principais pontos abordados na aula e fazer uma síntese do que foi aprendido pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância de valorizar a participação das mulheres na História e como essa valorização pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e o debate como formas de aprendizagem.
  • Valorizar a participação das mulheres na História e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos da estação 1.
  • Coerência e argumentação do texto produzido pelos alunos da estação 3.
  • Participação construtiva no debate realizado pelos alunos da estação 2.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados das estações.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido ao final da atividade.
  • Refletir sobre a importância da valorização da participação das mulheres na História.

Ações do aluno

  • Participar do debate sobre a importância da participação das mulheres nas lutas de independência.
  • Produzir um texto sobre a importância da participação das mulheres nas lutas de independência.
  • Apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação.
  • Participar da reflexão sobre a importância da valorização da participação das mulheres na História.