Aula sobre Participacao Mulheres Independencias America Latina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A participação das mulheres nas independências da América Latina é um tema importante e pouco explorado nas aulas de História. É fundamental que os estudantes compreendam que as mulheres tiveram um papel significativo nas lutas pela independência, mesmo que muitas vezes tenham sido invisibilizadas pela história oficial. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de mulheres que participaram ativamente das lutas pela independência, como Leona Vicario, Manuela Sáenz e Anita Garibaldi. Além disso, é importante destacar que a metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Você deve apresentar o tema da aula e contextualizá-lo, destacando a importância da participação das mulheres nas independências da América Latina. Em seguida, deve explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a participação das mulheres nas independências da América Latina e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve disponibilizar materiais de pesquisa, como textos, vídeos e imagens, e orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Socialização

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e promover um debate sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Análise crítica

    Você deve propor uma análise crítica sobre a participação das mulheres nas independências da América Latina, destacando os desafios enfrentados pelas mulheres na época e como isso se reflete na sociedade atual. Os alunos devem participar ativamente da discussão e apresentar suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os alunos devem produzir um texto sobre a participação das mulheres nas independências da América Latina, utilizando as informações pesquisadas e discutidas em sala de aula. Você deve orientar os alunos na produção do texto e fornecer feedbacks individuais.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os alunos devem apresentar seus textos para a turma, compartilhando suas reflexões e aprendizados sobre o tema. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e promover um debate sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Você deve avaliar o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação nas atividades e a qualidade do trabalho produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o papel das mulheres na história da América Latina.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual e do texto produzido.
  • Reflexão crítica sobre o papel das mulheres nas independências da América Latina.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa e orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual e na produção do texto.
  • Promover a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o papel das mulheres nas independências da América Latina.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks individuais.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a participação das mulheres nas independências da América Latina e elaborar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente das atividades propostas e contribuir para o debate em sala de aula.
  • Produzir um texto sobre o tema, utilizando as informações pesquisadas e discutidas em sala de aula.
  • Apresentar o mapa conceitual e o texto para a turma, compartilhando suas reflexões e aprendizados sobre o tema.
  • Receber feedbacks individuais do professor e utilizar essas informações para aprimorar seu desempenho.